Circulo Amarelo Esq

Eólicas representam mais de 10% de toda a energia gerada no Brasil, de acordo com a ABEEólica

Wind Turbines

O Brasil acaba de ultrapassar a marca de 14 GW de capacidade instalada de energia eólica. São 14,34 GW em 568 parques eólicos e mais de 7 mil aerogeradores operando em 12 estados, concentrando a mesma capacidade instalada de Itaipu, que é a maior usina hidrelétrica do Brasil, como informa a Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica).

“A energia gerada por esses parques eólicos equivale, hoje, ao consumo residencial médio de cerca de 26 milhões de habitações – aproximadamente 80 milhões de pessoas”, compara Elbia Gannoum, presidente da ABEEólica. Segundo o último Boletim Mensal de Dados do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), a energia eólica já chega a atender quase 14% do Sistema Interligado Nacional (SIN) – percentual recorde, alcançado em 19 de setembro último.

Geração de empregos e outros benefícios

O volume gerado vem crescendo. De acordo com o boletim InfoMercado da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), as eólicas geraram, nos primeiros oito meses de 2018, uma quantidade de energia 19% superior ao produzido no mesmo período do ano passado. A CCEE informa, também, que no mês de agosto as usinas eólicas registraram a maior produção de energia da história, alcançando 7.017 MW médios. “A produção elevou a representatividade da fonte, em 2018, para 11,5% de toda a energia gerada no período pelas usinas do sistema”, destaca Elbia.

De acordo com a Bloomberg New Energy Finance (BNEF) dos US$ 32 bilhões investidos no setor em 10 anos, US$ 3,57 bilhões foram aplicados somente em 2017, o que representa 58% dos investimentos feitos em renováveis – solar, eólica, biocombustíveis, biomassa e resíduos, PCH, etc. O retorno compensa. “Estimamos que a cada MW sejam gerados 15 postos de trabalho. No ano passado, foram cerca de 30 mil empregos”, informa a presidente da ABEEólica.

A geração de empregos vem se somar a uma extensa lista de benefícios proporcionados pela energia eólica, incluindo seu baixíssimo impacto ambiental. Elbia lembra que a energia eólica não emite CO2 em sua operação, tem um dos melhores custos-benefícios na tarifa de energia, gera renda por meio do pagamento de arrendamento e permite que os proprietários de terras onde estão os aerogeradores tenham outras atividades na mesma área.

Panorama do setor

De acordo com a ABEEólica, levando em conta leilões já realizados e contratos firmados no mercado livre, o Brasil terá cerca de 18 GW de capacidade instalada de energia eólica até 2024. Confira outros números relevantes:

  • O Brasil tem 568 parques eólicos;
  • 7 mil aerogeradores operando em 12 estados;
  • São 14,34 GW de capacidade instalada;
  • A geração de energia eólica atende 14% do SIN;
  • A energia eólica corresponde a 11,5% de toda a energia gerada no país.

Editora Conteúdo/Abgail Cardoso

Compartilhe:

Posts Relacionados

Jornada ESG: Compromisso rumo a um futuro sustentável na Engenharia Industrial
Abemi Jornada Esg 62
A Associação Brasileira de Engenharia Industrial (ABEMI) realizou a Jornada ESG em 26 de março, um evento que...
ABEMI realiza palestra sobre os benefícios e funcionamento do CII
1
A ABEMI promoveu uma palestra sobre o Construction Industry Institute (CII), que abordou seus benefícios e funcionamento. O...
ABEMI e KOMEA firmam parceria estratégica no setor offshore
Blue White Futuristic Simple Photo Artificial Intelligence Youtube Thumbnail (33.866 X 29 Cm) (33.866 X 29 Cm)
A Associação Brasileira de Engenharia Industrial (ABEMI) anuncia a assinatura de um acordo de parceria estratégica com a...