Mensagem do Presidente

ABEMI está preparada para representar a engenharia industrial 

Nelson Romano

Quando assumi a diretoria da ABEMI, em março de 2016, o momento era de turbulência na economia, juros e inflação em alta, queda na confiança do investidor e baixo crescimento. Além dos impactos da macroeconomia, que reduziram a demanda por serviços de engenharia industrial, nosso setor enfrentava desafios decorrentes da dinâmica de mercado e da Operação Lava Jato que afetou fortemente a imagem e os negócios de algumas empresas associadas.

Embora tratassem de assuntos particulares das empresas nos quais não temos qualquer participação, a ABEMI acabou impactada, já que, por dificuldades financeiras, algumas empresas deixaram a associação. Por outro lado, a associação carecia de uma profunda revisão de sua estrutura organizacional e de custos.

Agora, estou a menos de um ano do término do meu mandato de três anos à frente da associação e tenho a satisfação de vislumbrar um cenário bastante diferente. Em parte, decorrente da ligeira melhora da macroeconomia brasileira, com inflação em queda e pequeno crescimento do produto interno bruto, mesmo persistindo problemas crônicos relacionados à elevada carga tributária, legislação trabalhista e desemprego elevado.

Entretanto o cenário e as perspectivas são melhores agora, principalmente, porque agimos. Internamente, revigoramos nossa associação, implantando um planejamento estratégico, ajustando nossa estrutura, reduzindo custos para atrair e resgatar associados e criando ou revitalizando comitês para tratar e debater de temas importantes para nosso setor.

Resgatamos ainda nossas ações voltadas à troca de informações, à educação continuada e atualização. Em 2018, temos uma agenda de eventos, palestras e uma grade de cursos exclusivos e relevantes para nossos associados se prepararem para os novos desafios e demandas relacionadas com a internet industrial das coisas e indústria 4.0.

Por outro lado, uma das principais conquistas do meu mandato é, sem dúvida, a revitalização do protagonismo da ABEMI, uma entidade com mais de 50 anos de atuação relevante em defesa da engenharia industrial, que representa um setor importante para o desenvolvimento da economia brasileira e para geração empregos, não pode ficar à margem.

Reconquistamos nossa visibilidade e credibilidade adotando uma nova postura, assumindo um papel ativo nas discussões de temas importantes para a engenharia industrial. Buscamos nos aproximar dos órgãos de governos, agências reguladoras, de outras associações, federações e confederações. Junto com outras entidades, nos engajamos no Movimento Produz Brasil e estivemos à mesa para debater as questões relacionadas com a política de conteúdo local, que impacta especialmente o setor de óleo e gás.

E com a reformulação da nossa comunicação social, estamos investindo também na interação com a sociedade, com um novo site e uma nova newsletter. São canais importantes para manter o diálogo e mostrar nosso engajamento e luta para defender a engenharia industrial brasileira. A ABEMI resgatou, enfim, seu lugar de direito e está, agora, bem preparada para os próximos anos e para prestar serviços relevantes e para representar as empresas associadas.

Nelson Romano

Produção de conteúdo: Editora Conteúdo -www.conteudoeditora.com.br
Jornalista responsável – Melissa Kechichian – MTB. 25595
Email:melissa@conteudoeditora.com.br
©2018. Abemi. Todos os direitos reservados | Desenvolvido por: Italic

Av. Paulista, 2006 - 15º andar - Bela Vista - São Paulo/SP
Fone: (11) 3251-0333 / 3174-0033 -abemi@abemi.org.br
EnglishPortuguese