Circulo Amarelo Esq

Você está preparado para indústria 4.0?

Audience At The Conference Hall.

Numa parceria com a Dynamis Automação e Cursos, a ABEMI oferece uma oportunidade exclusiva de atualização profissional. A partir de maio, tem início uma programação de cursos técnicos e gerenciais em áreas de grande interesse das empresas associadas.

A palestra “ A Indústria 4.0 e a utilização dos seus conceitos na automação industrial de processos”, no dia 8 de maio, na sede da ABEMI, selará essa parceria e será oferecida gratuitamente aos associados. Entre outros temas, serão abordados segurança cibernética, gerenciamento estratégico de riscos industriais, indústria 4.0 e internet industrial das coisas, smart cities e projetos de transmissão sem fio.

São assuntos atuais e de grande interesse do setor de engenharia industrial. São conteúdos elaborados com base na vivência de profissionais de excelente formação e experiência, como executivos em empresas de ponta. Assim como a tendência de conectar à internet eletrodomésticos para tornar a casa inteligente, movimento semelhante deverá acontecer na área industrial.

 

Conjunto de tecnologias

Segundo o diretor da Dynamis, Marcílio Pongitori, os primeiros equipamentos inteligentes começaram a ser fabricados há dois anos. São sensores e sistemas de comunicação que mudarão a gestão da indústria. Entre outras facilidades, serão capazes de ações que hoje são realizadas pelos homens. “Por exemplo, se um equipamento tem um problema no motor, o sistema comuta automaticamente a operação para outro paralelo para que o equipamento danificado possa ser corrigido”, explica.

No Brasil, as ações no sentido de adotar a internet industrial das coisas ainda são isoladas, mas esse movimento já é forte na Alemanha, onde começou em 2009 e ganhou força em 2014 ao ser efetivamente incorporado ao plano de governo.

Marcílio explica que a internet industrial das coisas é um dos elementos da chamada indústria 4.0, que reúne outras tecnologias inovadoras que também estão crescendo no país, como comunicação sem fio, impressoras 3D, armazenagem de dados na nuvem, redes de comunicação industriais, big data, simulação, mineração de dados e drones.

Esse conjunto de tecnologias – que tem diversas denominações no mundo, sendo a terminologia alemã indústria 4.0 a adotada no Brasil –, além de exigir pesados investimentos para transformar o nosso parque industrial, demanda uma nova formação da mão de obra para implantação, manutenção e operação dessas novas indústrias. “Para mostrar as tecnologias que estão vindo e suas implicações, temos feito palestras em universidades para que mudem as grades de seus cursos, para lideranças das empresas e do governo para que se conscientizem, ampliem sua visão e se preparem para essa nova realidade”, afirma.

 

Inscrições

Os cursos são voltados para engenheiros, gerentes e diretores de empresas. Profissionais de empresas associadas têm desconto especial, mínimo de 15% e máximo de 35%. Os cursos, com carga horária de 16h a 40h, serão realizados no auditório da ABEMI, na Av. Paulista, 2006, 15o andar. As inscrições estão abertas. Clique aqui e confira a programação completa.

 

Editora Conteúdo/Abgail Cardoso

 

Compartilhe:

Posts Relacionados

Jornada ESG: Compromisso rumo a um futuro sustentável na Engenharia Industrial
Abemi Jornada Esg 62
A Associação Brasileira de Engenharia Industrial (ABEMI) realizou a Jornada ESG em 26 de março, um evento que...
ABEMI realiza palestra sobre os benefícios e funcionamento do CII
1
A ABEMI promoveu uma palestra sobre o Construction Industry Institute (CII), que abordou seus benefícios e funcionamento. O...
ABEMI e KOMEA firmam parceria estratégica no setor offshore
Blue White Futuristic Simple Photo Artificial Intelligence Youtube Thumbnail (33.866 X 29 Cm) (33.866 X 29 Cm)
A Associação Brasileira de Engenharia Industrial (ABEMI) anuncia a assinatura de um acordo de parceria estratégica com a...