Circulo amarelo esq

Grupo de Trabalho da ABEMI quer contribuir com a implantação do novo marco do saneamento

Sewer drains

Após a sanção do Marco do Saneamento Básico pelo presidente Jair Bolsonaro, em 15 de julho, a ABEMI continua empenhada em fazer esse tema avançar, buscando contribuir para a chegada do serviço aos milhões de brasileiros hoje desassistidos e para promover novas oportunidades de negócios para as empresas do setor.

Liderado pelo diretor da ABEMI, Joaquim Maia, e em conjunto com a ABIMAQ/SINDESAM, APECS e ABCON, o Grupo de Trabalho de Saneamento, Recursos Hídricos e Resíduos Sólidos está buscando estreitar o relacionamento com a Secretaria Nacional de Saneamento. Os integrantes do GT participaram de uma live da ABIMAQ, em julho, que contou com a participação do secretário nacional de saneamento Pedro Ronald Maranhão Braga Borges. Foi proposta ao secretário a realização de uma série de reuniões técnicas para tratar de questões ligadas à universalização do saneamento básico.

Usando toda a experiência acumulada pelas empresas associadas, o GT da ABEMI, em conjunto com as associações parceiras, elaborou um documento com sugestões para apoiar a Secretaria Nacional de Saneamento no enfrentamento dos desafios decorrentes no novo marco regulatório.

Joaquim Maia lembra que o tema saneamento envolve diversos ministérios e órgãos de governo. A coordenação das ações ligadas ao saneamento, de acordo com o marco aprovado em julho, ficará a cargo de um Comitê Interministerial de Saneamento Básico, o CISB, ligado ao Ministério do Desenvolvimento Regional. “Com nosso know-how, queremos contribuir para acelerar a universalização do saneamento”, reforça.

Segundo Joaquim Maia, os associados das entidades signatárias da proposta possuem larga experiência, capacidade instalada e know how para suprir toda a cadeia de sistemas de captação, adução, tratamento e redes de distribuição de água, bem como esgotos (coleta, tratamento e descarte) e resíduos sólidos (aterros sanitários, geração de energia), através de tecnologias e empresas nacionais.

A primeira reunião técnica do GT da ABEMI com as equipes da Secretaria Nacional de Saneamento será realizada em agosto. A expectativa é que ocorram novas reuniões bimestrais.

Editora Conteúdo/Abgail Cardoso

Compartilhe:

Posts Relacionados

ABEMI debate COP 30, transição energética e ESG em evento com lançamento de e-book
1000281241
A Associação Brasileira de Engenharia Industrial (ABEMI) promoveu, em São Paulo, um encontro para discutir os desdobramentos da...
Webinar da ABEMI reúne especialistas para esclarecer pontos da Reforma Tributária da Renda
Cartão de visita retangular spa sofisticado neutro (2)
A ABEMI realizou no início de dezembro um webinar dedicado a analisar os principais impactos da Reforma Tributária...
ABEMI apoia Pacto Brasil pela Infraestrutura para dobrar investimentos e impulsionar crescimento até 2030
Cartão de visita retangular spa sofisticado neutro
Onze entidades representativas do setor de infraestrutura e construção lançam, nesta quinta-feira (11/12), o Pacto Brasil pela Infraestrutura,...