Circulo Amarelo Esq

Inovação e Tecnologia

Inovação e Tecnologia, o caminho do crescimento da engenharia industrial

Falar de inovação é posicionar as empresas brasileiras em lugar de destaque a nível global na engenha industrial e construção pesada. Daí a importância da engenharia 4.0 em trabalhar num programa de inovação aberta.

Existem grandes investimentos previstos para os próximos 10 anos em energia, infraestrutura, saneamento básico, habitação e mobilidade urbana e a construção civil precisa estar preparada para agregar novas tecnologias.

Em razão da demanda que está acontecendo ou prestes a acontecer, há estimativas de ganho de produtividade, que devem levar o país à fronteira tecnológica da atividade de E&C. Isto significa que com metas ambiciosas, planos bem desenhados e articulação entre atores econômicos, o país poderá ser expoente global na Construção 4.0.

Para a ABEMI, torna-se imperativo promover o crescimento do setor de Engenharia Industrial e Construção Pesada por meio da inovação e transformação digital das empresas.

Com esta filosofia em mente, criou o Instituto ProEC 4.0 para estimular, fomentar e prover pesquisas e desenvolvimentos de inovações tecnológicas para as atividades do setor de engenharia e construção, além de disseminar a produção e transferência de conhecimento tecnológico.

Um dos objetivos do Instituto ProEC é implantar o Núcleo de Engenharia & Construção em Sorocaba (NECSOR), no PTS, Parque Tecnológico de Sorocaba (SP), que contará com ambiente físico externo, onde equipamentos utilizados em “canteiros digitais” estarão operando e disponíveis para atividades de pesquisa e desenvolvimento, ensino, testes etc.

O NESCOR contará também com ambiente interno, onde estarão instalados e em operação equipamentos para design em BIM, Realidade Virtual (VR) e Realidade Aumentada (AR), Inteligência Artificial (AI), drones, laser-scan e outros.

Para a ABEMI, inovação e tecnologia são fundamentais para o desenvolvimento, porque permitem agregar novos métodos, processos, produtos e serviços mais eficientes com maior produtividade para seus associados. E para os associados significam maior competitividade no mercado, retorno financeiro e aumento do nível de emprego e renda.

Confira apresentação ProEC 4.0

Clique no botão para baixar PDF e fazer a leitura.

Cropped Logo Proec4.0 01