Publicações técnicas

Circulo Amarelo Esq
Publicações técnicas
ManuaisPublicações técnicas

Indicadores Estatísticos de Acidentes

Edição: anual
Descrição: Levantamento anual elaborado pela Comissão de Engenharia de Segurança, Saúde e Meio Ambiente – CESMT/ABEMI, junto às empresas de Construção Civil Industrial e Pesada e de Montagem e Manutenção Industriais, desde 1984, aborda: Área de Atuação; Localização Regional das Obras e Serviços; Perfil Médio das Obras – nº de funcionários; Investimentos (EPI, SESMT, Treinamento, Ambulatório e Medicamentos); Perfil Médio das Obras – duração; Dimensionamento do SESMT; Veiculação das Informações; Custo de Acidentes; Taxa de Freqüência – Média Anual; Taxa de Gravidade – Média Anual.

Mais detalhes
LivrosPublicações técnicas
Livro 50 Anos

ABEMI 50 ANOS – Uma história em construção

Tendo como pano de fundo a trajetória da Associação Brasileira de Engenharia Industrial (ABEMI), a obra reúne ilustrações e imagens que vão desde cenários do século 19 até os grandes empreendimentos construídos no Brasil para mostrar as conquistas que contribuíram para a melhoria da infraestrutura nacional e os desafios enfrentados ao longo do processo.

Ao longo de suas 178 páginas, o livro  retrata diversos momentos históricos que tiveram grande impacto no desenvolvimento econômico e industrial do País, como o decreto assinado em 1785 por D. Maria I exigindo a extinção de qualquer atividade de manufatura no Brasil por ser contrária aos interesses da própria colônia. Anos depois, um alvará expedido por D. João revogaria a decisão e eliminaria um grande entrave para o início da industrialização nacional.

Mais detalhes
ManuaisPublicações técnicas

SINICON: Raio-X do setor de infraestrutura brasileiro

Síntese de estudo produzido pela LCA para o SINICON, em fevereiro de 2021

Mais detalhes
LivrosPublicações técnicas
Livro Engenharia De Projeto 300x200

Engenharia de Projeto – O conhecimento essencial

Edição: dezembro 2015
Descrição: Este livro foi idealizado pela diretoria de engenharia e área de consultoria da ABEMI e foi escrito para servir de diretriz para os que atuam ou pretendem atuar na área. Nosso objetivo é proporcionar uma visão mais abrangente sobre o papel da engenharia de projetos. A obra é voltada para diversas indústrias de processamento contínuo entre elas nos segmentos de óleo e gás, petroquímica, química, papel e celulose e termoelétrica. Contribuíram para a criação do livro, profissionais de empresas associadas com ampla experiência no segmento.

Mais detalhes
LivrosPublicações técnicas
Sistemas Integrados De Gestao

Sistemas Integrados de Gestão

Edição: 2013
Descrição: Esta publicação reúne as conclusões do Grupo de Trabalho de Gestão da associação e traz conceitos básicos sobre o tema, reconhecidos por grande parte das empresas que concebem, projetam e erguem instalações industriais. O GT de Gestão da ABEMI foi criado em 2012 e, desde então, vem estudando a aplicação dos sistemas de gestão integrada em projetos da associadas, principalmente aqueles de modalidade EPC (Engenharia, Suprimentos e Construção) e EPCM (Engenharia, Suprimentos e Gerenciamento e Construção). O objetivo do livro, explica no prefácio o coordenador do GT, Maurício Godoy (Toyo Setal), é servir de orientação para os profissionais e empresas que cogitam implantar a gestão integrada em seus empreendimentos.

Mais detalhes
LivrosPublicações técnicas
Livro Melhoria Produtividade Tubulacao Abemi

Melhoria de Produtividade em Tubulação: Problemas – Causas e Soluções

Edição: dezembro/2011
Descrição: Livro editado pela ABEMI, c/ o objetivo de identificar os problemas, suas causas e sugerir soluções para melhorar a produtividade das empresas de engenharia industrial brasileiras, nas áreas de prefabricação e de montagem de tubulação industrial.

Mais detalhes
ManuaisPublicações técnicas

Hold Points – Cartilha de Esclarecimentos

Edição: outubro/2010
Descrição: Manual com o objetivo de trazer esclarecimentos dos diferentes processos de inspeção, um instrumento de utilização rápida e prática a fim de reduzir os problemas que frequentemente ocorrem nos fornecimentos de equipamentos. Sua aplicação se dará em todos os contratos firmados direta ou indiretamente pela PETROBRAS com aquisição de equipamentos, incluindo também os contratantes EPCistas, os Fabricantes e os Inspetores de Fabricação.

Mais detalhes
ManuaisPublicações técnicas

Guia para Implantação de Sistema de Qualidade em Projetos de Engenharia

Edição: novembro/1991
Descrição: Este Guia tem por objetivo fornecer subsídios para implantação de Sistema da Qualidade nas atividades de Engenharia Consultiva e de Projeto.

Mais detalhes
ManuaisPublicações técnicas

MANUAL DE OPERAÇÃO DE GUINDASTES

Edição: 2ª ed – setembro/89
Descrição: Manual de Segurança para Manutenção e Operação de Equipamentos – Guindastes, elaborado pelo Grupo de Estudos sobre Manutenção Preventiva e Segurança em Equipamentos, composto por profissionais das áreas de Equipamentos, Manutenção, Segurança e Medicina do Trabalho da ABEMI, aborda os seguintes tópicos: 1) Aspectos Relativos aos Operadores (processo de seleção; treinamento; avaliação de desempenho, etc., 2) Aspectos Relativos ao Equipamento e Manutenção (objetivo; documentos a consultar e operação segura/manutenção), 3) Aspectos Relativos ao Local e Condições de Trabalho (tipos de empreendimento; acessos e locais de movimentação de cargas; condições ambientais etc.)

Mais detalhes