Circulo amarelo esq

Associadas da ABEMI conquistam certificação de compliance pela TRACE International

Compliance diagram with icons. business concept on abstract background.

A Fluxo Soluções Integradas e a AP Consultoria e Projetos Ltda. tiveram seus sistemas de gestão de compliance certificados pela TRACE International, por meio de parceria entre a ABEMI e a certificadora, que oferece condições comerciais facilitadas para associados da entidade.

Representante de 24 empresas estrangeiras no Brasil, a Fluxo Soluções Integradas, que tem unidades em São Paulo, Bahia e Rio de Janeiro, criou sua área de compliance em 2015 para regular o comportamento da empresa e de seus colaboradores perante os acionistas e o mercado. “Certificação em compliance é uma coisa nova no mercado, mas veio para ficar. Todas as empresas precisam pensar nesse assunto. Passou a ser um tópico obrigatório. Ter uma certificação reconhecida funciona como um passaporte para a próxima etapa”, afirma o presidente da Fluxo Soluções Integradas, Hideo Hama.

Além de aproveitar as condições negociadas pela parceria da ABEMI, a Fluxo Soluções Integradas viu na certificação da TRACE International uma oportunidade de se preparar para os novos projetos do mercado de óleo e gás. “Neste momento, Petrobras e outras operadoras estão contratando empresas para executar a engenharia e construção de plataformas submarinas. O certificado de uma empresa reconhecida globalmente, como a TRACE, ajuda bastante na abertura das conversações para fornecimento”, acredita Hideo.

Hideo Hama, presidente da Fluxo Soluções Integradas: parceria entre a ABEMI e a certificadora

Para ele, a certificação também reduz o tempo despendido em diligências na hora de negociar trabalhos e parcerias internacionais, além de pesar a favor na exportação de serviços e produtos, fortalecendo a marca. “Somos garimpeiros de inovação e tecnologias do exterior. Trazemos, integramos e nacionalizamos as suas aplicações. Além da credencial dos bons serviços prestados no passado, é de suma importância a certificação de compliance”, afirma Hideo.

Sistema confiável

Para a AP Consultoria e Projetos, a certificação TRACE traz a tranquilidade de ter um sistema anticorrupção confiável. Trata-se de uma organização líder mundial em medidas antissuborno, compliance e boa governança, sediada nos Estados Unidos, registrada no Canadá e com presença nos cinco continentes.

“Estamos há 29 anos no mercado de engenharia de projetos multidisciplinares como parceiros de grandes companhias nacionais e internacionais sem nunca ter qualquer problema de conduta. Entendemos que a certificação faria sentido para nós. Além disso, quisemos adequar nossos processos e assegurar que atendam ao mais exigente grau de compliance”, afirma Alfredo Americano da Costa, diretor-geral da AP Consultoria e Projetos.

Ele destaca que o processo de certificação executa um rigoroso e detalhado due diligence nas empresas, incluindo seus diretores, gerentes, fornecedores, etc. “As empresas certificadas pela TRACE são consideradas pré-aprovadas para cadastro nas principais contratantes do mundo”, observa Alfredo. Dessa forma, essa chancela facilita e agiliza todas as relações comerciais entre as empresas, desde a fase de cadastro de fornecedores, convite para licitações até elaboração dos contratos.

Alfredo ressalta que a certificação dá sustentabilidade, reputação e credibilidade para o nosso mercado, e por isso recomenda que as empresas do setor busquem esse reconhecimento.

Política estratégica

“A certificação de compliance é prioridade estratégica para a ABEMI e muito importante para a credibilidade, transparência e competitividade do setor. Recomendamos fortemente que as associadas busquem a certificação internacional e aproveitem as condições comerciais diferenciadas que negociamos com a TRACE International”, afirma o compliance officer da ABEMI, Joaquim Maia.

 Saiba mais

A parceria da ABEMI com a TRACE International oferece condições comerciais diferenciadas para as empresas associadas à entidade. Clique aqui  e saiba mais. https://abemi.org.br/formulario-trace/

Editora Conteúdo/Abgail Cardoso

 

 

 

 

Compartilhe:

Posts Relacionados

ABEMI e ABAT promovem debate sobre Reforma Tributária
Img 20250625 wa0037
No dia 24 de junho, a ABEMI realizou o evento online “Reforma Tributária: Impactos e Adequações”, reunindo especialistas...
ABEMI presente no lançamento do Anuário do Petróleo 2025 da Firjan
Img 20250610 wa0083
O presidente da ABEMI, Nelson Romano, participou no início de junho do lançamento do Anuário do Petróleo 2025,...
Nelson Romano, presidente da ABEMI participa de evento dos 70 anos do Sinaval
Img8654 (1)
No final de maio, o presidente da ABEMI – Associação Brasileira de Engenharia Industrial , Nelson Romano, participou...