circulo-amarelo - esq

ABEMI investe em ecossistema digital para incentivar o uso de novas tecnologias

2

Big Data, Cloud Computing, Realidade Virtual (RV), Realidade Aumentada (RA) Inteligência Artificial (AI), todos são conceitos que saíram do campo da tecnologia e ganharam espaço em diversas outras áreas de atuação profissional. Não é surpresa que a inovação, como aliada da produtividade, seja a palavra de ordem atualmente dentro da Engenharia Industrial. De acordo com dados recentes da Bloomberg Intelligence, os segmentos de RV, RA, Games, Cloud, entre outros, devem movimentar mais de R$ 4 trilhões até 2024.

Se depender da ABEMI, o futuro já começou para os profissionais do setor. O objetivo é levar até às associadas o que há de mais moderno no mercado, além de ajudar a compreender melhor como a transformação digital vem impactando diretamente na produtividade das empresas, reduzindo desperdícios e, assim, aumentando a rentabilidade das empresas e a competividade do Brasil frente ao mercado global.

3

Pensando nisso, a ABEMI tem investido na construção de um completo ecossistema digital, o que inclui o Programa de Engenharia e Construção 4.0 (ProEC 4.0) e o Núcleo de Engenharia e Construção de Sorocaba (NECSOR). É impossível falar de inovação sem citar a importância da engenharia 4.0 e de um programa que atue para estimular, fomentar e prover pesquisas e desenvolvimentos de ações de inovação tecnológicas para a área. Dessa forma, o ProEC 4.0 está trabalhando para posicionar as empresas brasileiras, em um lugar de destaque em nível global, com iniciativas que vão desde formular Políticas de Inovação e Tecnologia (PIT), obter indicadores econômicos e tecnológicos, até a implementação do Núcleo de E&C de Sorocaba (NECSOR).

A Deloitte, parceira do Instituto ProEC 4.0,  junto com a ABEMI, que conta com o apoio do Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada (SINICON), do Instituto de Engenharia (IE), além da parceria com o Parque tecnológico de Sorocaba, realizou recentemente um evento para  discutir a produtividade da indústria de construção no país. Na ocasião, o ProEC 4.0 foi destaque com a presença de Joaquim Maia, presidente da ABEMI; Claudio Medeiros, presidente do SINICON e Paulo Ferreira, presidente do IE. Neste contexto, realizou-se uma apresentação no ambiente metaverso do NECSOR, pelo diretor do Instituto, Maurício Godoy, com a participação ainda de  Nelson Cancellara, presidente do PTS (Parque Tecnológico de Sorocaba); Gustavo Paes, coordenador do Comitê de Engenharia e Inovação do SINICON; Ricardo Kenzo, diretor do IE e Diego Mendes, CEO da Trutec. Toda a discussão foi mediada por Danielle Ávila, coordenadora do Centro de Excelência de Infrastructure & Capital Projects da Deloitte.

parque_tec

Experiências digitais

O NECSOR é a grande fusão do virtual com o real, um projeto inovador de imersão na Engenharia Industrial e Construção Pesada. Por enquanto, o NECSOR digital está sediado na Deloitte Greenhouse, em um ambiente com várias experiências digitais, em que os visitantes podem participar de demonstrações que fazem uso de tecnologias digitais 4.0 aplicadas e integradas, o que possibilita a resolução de problemas reais de negócios e engajamento com uma infinidade de soluções com potencial de uso.  Em um segundo momento, haverá a implementação do NECSOR no ambiente físico, no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS). No local, os equipamentos utilizados em canteiros de obras digitais estarão operando e disponíveis para atividades, treinamentos e demonstrações.

1650204560356-150x150
Maurício Godoy, do ProEC 4.0: “Empresas de engenharia precisam investir em inovação e digitalização”

Através do site recém-criado (www.proec40.com.br), também usando a mesma identidade visual da ABEMI, é possível acompanhar os processos e rotinas pelos quais empresas brasileiras exercem através de atividades de engenharia ou EPC. Neste portal também é possível verificar as tecnologias e os impactos no setor. Segundo Maurício Godoy, diretor do ProEC 4.0, as obras devem ser iniciadas no primeiro semestre de 2023. “Para competir com empresas de outros países é fundamental que as empresas brasileiras de E&C tenham como foco a inovação e digitalização, visando o aumento da competitividade. E o ProEC 4.0 junto com NECSOR são importantes ferramentas nesse processo”.

Editora Conteúdo

 

Compartilhe:

Posts Relacionados

ABEMI e ABSOLAR assinam acordo para promover uso de energia solar em projetos de engenharia industrial
IMG-20230901-WA0044
A ABEMI e ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica) acabam de assinar um acordo inovador que visa...
Cresce a participação da iniciativa privada no setor de saneamento, revela Panorama Anual da ABCON SINDCON
Blue White Futuristic Simple Photo Artificial Intelligence YouTube Thumbnail (6)
O Comitê de Saneamento da ABEMI realizou em 22 de agosto evento online para apresentação do anuário da...
ABEMI esteve presente no Parque Tecnológico de Sorocaba para visitar área do NECSOR 4.0
IMG-20230814-WA0007
A ABEMI está a caminho da engenharia do futuro! Em parceria com Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) e...