Circulo amarelo esq

ABEMI participa de reunião no MME de estímulo à indústria local de bens e serviços

Bc7a6ad746facc1d5c9874483b0af083

Na última quinta-feira (11), o presidente da Associação Brasileira de Engenharia Industrial (ABEMI), Joaquim Maia, reuniu-se com representantes do Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore (SINAVAL) e da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), juntamente com membros do Ministério de Minas e Energia (MME), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e da Casa Civil. O encontro, realizado na sede do MME em Brasília, teve como objetivo apresentar um conjunto de propostas para aumentar a participação da indústria local de bens e serviços no setor de petróleo e gás natural.

Durante a reunião, as entidades setoriais enfatizaram a importância de um conteúdo local mínimo (CLM) estável, que ofereça segurança aos investimentos e possibilite a criação de políticas de incentivo para a maior participação da indústria local em todas as fases da cadeia de valor, desde a exploração até a produção de petróleo e gás. A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) também esteve presente no encontro.

Política de conteúdo local

As propostas destacam a necessidade de uma política de conteúdo local previsível e juridicamente estável, essencial para atrair investimentos e utilizar a capacidade ociosa da indústria nacional. Entre as sugestões, foi mencionada a garantia da previsibilidade da demanda por meio da realização de novos leilões e a definição de índices de CLM, especialmente na Margem Equatorial. Propôs-se, ainda, a fixação de CLM para plataformas de petróleo em três grandes grupos: Engenharia; Equipamentos e Materiais; e Construção, Montagem, Integração e Comissionamento.

Blue White Futuristic Simple Photo Artificial Intelligence Youtube Thumbnail (3)

Outro ponto relevante abordado foi a criação de um novo fundo garantidor para a construção naval e offshore, uma medida já defendida pelos estaleiros. As entidades reforçaram a necessidade de políticas que assegurem a competitividade da indústria nacional e promovam o desenvolvimento sustentável do setor.

A reunião foi considerada produtiva, e as entidades esperam que as propostas apresentadas sejam analisadas e implementadas pelo governo, contribuindo para o fortalecimento da indústria local e a geração de empregos no país. O encontro também marcou o lançamento público de subsídios para avançar na discussão do tema, com uma consulta aberta até 26/07 no site do MME.

“Nossa ideia é montar um grande panorama que vá nos auxiliar a aperfeiçoar essa demanda, e por isso queremos ouvir representantes da sociedade e da indústria por meio da consulta pública, buscando evoluir na Política de Conteúdo Local”, pontuou Pietro Mendes, representante do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, durante a reunião.

Editora Conteúdo

Compartilhe:

Posts Relacionados

ABEMI debate COP 30, transição energética e ESG em evento com lançamento de e-book
1000281241
A Associação Brasileira de Engenharia Industrial (ABEMI) promoveu, em São Paulo, um encontro para discutir os desdobramentos da...
Webinar da ABEMI reúne especialistas para esclarecer pontos da Reforma Tributária da Renda
Cartão de visita retangular spa sofisticado neutro (2)
A ABEMI realizou no início de dezembro um webinar dedicado a analisar os principais impactos da Reforma Tributária...
ABEMI apoia Pacto Brasil pela Infraestrutura para dobrar investimentos e impulsionar crescimento até 2030
Cartão de visita retangular spa sofisticado neutro
Onze entidades representativas do setor de infraestrutura e construção lançam, nesta quinta-feira (11/12), o Pacto Brasil pela Infraestrutura,...