circulo-amarelo - esq

Coalizão pela competitividade Gás Natural (CCGNMP) realiza reuniões com o Governo

IMG-20230525-WA0027

A Coalizão pela Competitividade Gás Natural (CCGNMP) realizou dia 24/05, em Brasília, várias reuniões com o Governo.  A primeira foi no MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) com o Secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços, Uallace Moreira Lima. Outra foi com o Secretário Executivo, Efraim Pereira da Cruz, do Ministério de Minas e Energia, onde estavam presentes o Secretário de Transição Energética, Thiago Vasconcellos Barral Ferreira, e a equipe do ministério. A terceira foi na Casa Civil, com Bruno Buratini, secretário adjunto.

Nas reuniões, a equipe da PUC-RJ, que está desenvolvendo o estudo sobre gás natural matéria-prima para a Coalizão, Profs. Elói Fernandes e Edmar Almeida respectivamente, apresentaram o avanço das atividades, compreendendo oferta atual e futura, escoamento, processamento, transporte e distribuição para aproveitamento do gás natural como matéria prima para a indústria química e de fertilizantes, bem como nas aplicações em transportes, geração térmica e energético industrial. O estudo deverá abordar, na próxima fase, a projeção do balanço entre oferta e demanda, incluindo a estrutura de custos, as projeções de investimentos, e a precificação final do gás natural no mercado.

O Secretário Uallace Moreira Lima, do MDIC, confirmou a assinatura de um termo de cooperação entre o MDIC e a Coalizão, conforme determinado pelo Ministro Geraldo Alckmin em reunião anterior, para a troca de informações entre a Coalizão e o Governo. Informou também que será o coordenador do Grupo de Trabalho entre MME/MDIC e Casa Civil para desenvolvimento do programa “Gás para Empregar”.

Blue White Futuristic Simple Photo Artificial Intelligence YouTube Thumbnail (1)

O Secretário Executivo Efraim Pereira da Cruz, informou que a intenção do Governo é utilizar o estudo ora contratado pela Coalizão, para suporte na definição de políticas públicas, visando o desenvolvimento do programa “Gás para Empregar”.

Desenvolvimento econômico

Vale ressaltar que a “Coalizão aponta como prioritária a análise da reinjeção e da disponibilidade de gás natural no pré-sal, bem como a infraestrutura de escoamento, processamento e transporte como fator principal para desenvolvimento de projetos da indústria química e de fertilizantes, visando o desenvolvimento econômico do país e diminuição da exposição  do agronegócio a elevada importação de matérias primas, (fertilizantes e agrodefensivos), produtos químicos, entre outros que afetam nossa soberania”, declara Joaquim Maia, presidente da ABEMI (entidade líder da Coalizão) .

A falta de competitividade do gás natural matéria-prima , afirma André Passos Cordeiro, presidente da ABIQUIM, “é a principal causa que tem levado ao fechamento de plantas industriais químicas, gerando externalidades negativas, como perdas de arrecadação, empregos, renda e aumentando a dependência brasileira por importações no setor”.

IMG-20230525-WA0028

Nestes encontros em Brasília, estiveram presentes todas as entidades que integram a Coalizão, inclusive o Secretário Estadual de Óleo, Gás, Energia e Assuntos do Mar do Rio de Janeiro, Hugo Leal. Lembrando que a Coalizão é um grupo técnico multidisciplinar, liderado pela Associação Brasileira de Engenharia Industrial (ABEMI), Associação Brasileira da Indústria Química (ABIQUIM) coordenadora técnica, com a participação da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (ABDIB),  Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (ABEGAS); Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST); Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ);  Confederação Nacional do Transporte (CNT); Federação das Indústrias da Bahia (FIEB); Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG); Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (FIRJAN); Organização Nacional da Indústria de Petróleo (ONIP);  Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais; Secretária de Estado de Ciência e Tecnologia de Sergipe (SEDETEC/SE) e a Transportadora de Gás Brasil Central (TGBC).

Editora Conteúdo

Compartilhe:

Posts Relacionados

ABEMI e ABSOLAR assinam acordo para promover uso de energia solar em projetos de engenharia industrial
IMG-20230901-WA0044
A ABEMI e ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica) acabam de assinar um acordo inovador que visa...
Cresce a participação da iniciativa privada no setor de saneamento, revela Panorama Anual da ABCON SINDCON
Blue White Futuristic Simple Photo Artificial Intelligence YouTube Thumbnail (6)
O Comitê de Saneamento da ABEMI realizou em 22 de agosto evento online para apresentação do anuário da...
ABEMI esteve presente no Parque Tecnológico de Sorocaba para visitar área do NECSOR 4.0
IMG-20230814-WA0007
A ABEMI está a caminho da engenharia do futuro! Em parceria com Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) e...