Circulo Amarelo Esq

Desenvolvimento sustentável e práticas ESG foram destaque da palestra de CEO do Pacto Global

Img 20221019 Wa0034

Em palestra realizada na ABEMI, Carlo Pereira, CEO do Pacto Global da ONU no Brasil, falou sobre os objetivos do desenvolvimento sustentável e sua relevância para as práticas de ESG. O destaque foi o avanço da agenda ESG, apesar da pandemia e da guerra na Ucrânia. A urgência deste tema, leva a uma questão imperiosa que obriga as empresas a cumprir os 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pelas Nações Unidas em 2015. Segundo Pereira, o momento é de acelerar as ações. “Precisamos que as empresas assumam compromissos e metas”, destaca.

Os ODS, vale lembrar, nasceu quando a ONU propôs aos seus países membros uma nova agenda de desenvolvimento sustentável para os próximos 15 anos. Então, estes objetivos “buscam assegurar os direitos humanos, acabar com a pobreza, lutar contra a desigualdade e a injustiça, alcançar a igualdade de gênero e o empodeiramento de mulheres e meninas, agir contra as mudanças climáticas, bem como enfrentar outros dos maiores desafios de nossos tempos.

Papel de destaque

O setor privado tem um papel essencial nesse processo como grande detentor do poder econômico, propulsor de inovações e tecnologias influenciador e engajador dos mais diversos públicos – governos, fornecedores, colaboradores e consumidores. Ouvimos muito falar de ESG, mas precisamos ser ESG de fato, para sair do lugar comum, explicou o CEO. ”

Sem dúvida, há um envolvimento cada vez maior das empresas brasileiras em torno da sustentabilidade e uma maturidade crescente em relação ao tema. “Há pouco tempo, muitas achavam que bastava apoiar um projeto no entorno de suas unidades para cumprir o seu papel social. Mas não é mais assim. Não basta ter vontade de fazer acontece.  É preciso estruturar, de modo a controlar os impactos positivos e negativos na sociedade e no planeta. Perenidade das ações, é um caminho sem volta”, afirmou Pereira.

Editora Conteúdo

Compartilhe:

Posts Relacionados

CCGNMP, liderada pela ABEMI, participa da assinatura do Decreto do Gás para Empregar
Img 20240826 Wa0035
A Coalizão pela Competitividade do Gás Natural Matéria Prima (CCGNMP) parabeniza o governo pelo decreto, instaurando o programa...
ABEMI participa de reunião no MME de estímulo à indústria local de bens e serviços
Bc7a6ad746facc1d5c9874483b0af083
Na última quinta-feira (11), o presidente da Associação Brasileira de Engenharia Industrial (ABEMI), Joaquim Maia, reuniu-se com representantes...
A importância contínua e a evolução das práticas de integridade corporativa
Cartão Postal Florianopolis Preto E Branco (1)
Em entrevista recente, Marcelo Lima, Chief Compliance Officer da ABEMI e Diretor de Governança e Integridade da TSE...