Circulo Amarelo Esq

Desenvolvimento sustentável e práticas ESG foram destaque da palestra de CEO do Pacto Global

Img 20221019 Wa0034

Em palestra realizada na ABEMI, Carlo Pereira, CEO do Pacto Global da ONU no Brasil, falou sobre os objetivos do desenvolvimento sustentável e sua relevância para as práticas de ESG. O destaque foi o avanço da agenda ESG, apesar da pandemia e da guerra na Ucrânia. A urgência deste tema, leva a uma questão imperiosa que obriga as empresas a cumprir os 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pelas Nações Unidas em 2015. Segundo Pereira, o momento é de acelerar as ações. “Precisamos que as empresas assumam compromissos e metas”, destaca.

Os ODS, vale lembrar, nasceu quando a ONU propôs aos seus países membros uma nova agenda de desenvolvimento sustentável para os próximos 15 anos. Então, estes objetivos “buscam assegurar os direitos humanos, acabar com a pobreza, lutar contra a desigualdade e a injustiça, alcançar a igualdade de gênero e o empodeiramento de mulheres e meninas, agir contra as mudanças climáticas, bem como enfrentar outros dos maiores desafios de nossos tempos.

Papel de destaque

O setor privado tem um papel essencial nesse processo como grande detentor do poder econômico, propulsor de inovações e tecnologias influenciador e engajador dos mais diversos públicos – governos, fornecedores, colaboradores e consumidores. Ouvimos muito falar de ESG, mas precisamos ser ESG de fato, para sair do lugar comum, explicou o CEO. ”

Sem dúvida, há um envolvimento cada vez maior das empresas brasileiras em torno da sustentabilidade e uma maturidade crescente em relação ao tema. “Há pouco tempo, muitas achavam que bastava apoiar um projeto no entorno de suas unidades para cumprir o seu papel social. Mas não é mais assim. Não basta ter vontade de fazer acontece.  É preciso estruturar, de modo a controlar os impactos positivos e negativos na sociedade e no planeta. Perenidade das ações, é um caminho sem volta”, afirmou Pereira.

Editora Conteúdo

Compartilhe:

Posts Relacionados

ABEMI se posiciona sobre Emenda nº 26 (EMP26) do Projeto de Lei 914/24
Cópia De Post Feed Fotográfico Moderno Fashion Branco E Lilás (3)
A ABEMI (Associação Brasileira de Engenharia Industrial) apoia o fortalecimento do conteúdo local nos diversos mercados em que...
ABEMI: 60 anos de inovação e liderança na engenharia industrial
Black & White 60% Off Sale Instagram Post
A Associação Brasileira de Engenharia Industrial (ABEMI) celebra seu 60º aniversário este ano, destacando seis décadas de contribuições...
O papel da energia nuclear na transição energética foi tema de webinar da ABEMI
Cópia De Post Feed Fotográfico Moderno Fashion Branco E Lilás (1)
A palestra realizada pela ABEMI sobre “O Papel da Energia Nuclear na Transição Energética no Brasil e no...