Circulo Amarelo Esq

Fluxo Soluções Integradas: líder brasileira no fornecimento de soluções inovadoras

Gas Platform Or Rig Platform In Sunset Or Sunrise Time.

Com quase 50 anos de atuação, a Fluxo Soluções integradas é reconhecida no setor de engenharia industrial pela competência de suas equipes e por apresentar soluções de vanguarda e inovadoras para indústrias de alta complexidade e tecnologia de diversos setores. A empresa nasceu na Bahia em 1970, focada em instalações de equipamentos industriais no Nordeste brasileiro.

Com o tempo, foi incorporando outras especialidades, como as indústrias de petróleo, gás, petroquímica, mineração e etanol, ampliando sua participação para todo o país. A sede administrativa fica em Salvador, e a empresa tem escritórios em São Paulo e Rio de Janeiro. Em São Paulo, concentra a sua área de engenharia e de fabricação/integração.

Segundo o presidente da empresa, Hideo Hama, a Fluxo Soluções Integradas iniciou as suas atividades representando reconhecidas empresas do exterior e distribuindo os seus produtos e soluções no Brasil e com base nos conhecimentos de seu sócio Sérgio Pato, oriundo da área de reservatórios da Petrobras, dedicando-se à área de Óleo & Gás.

Sistemas integrados

Numa segunda etapa, verificou que era portadora de um excepcional acervo tecnológico e, por essa razão, decidiu organizar uma área de engenharia para começar a trazer tecnologias sob contratos de licenciamento e desenvolver sistemas com a integração das diversas tecnologias disponíveis.

“Entendemos que esse foi o caminho que realçou a atividade da Fluxo, pois o desenvolvimento de soluções integradas, passou a ser o maior objetivo da empresa”, afirma Hideo.

Ele informa que, atualmente, a Fluxo é líder brasileira no fornecimento de soluções para terminais de gás, óleo e etanol. “Numa parceria com a empresa norte-americana Valvtechnologies, temos ainda a hegemonia de fornecimento de todas as válvulas atuadas para pipelines de minérios de ferro no Brasil.”

A empresa também tem sido indutora de várias tecnologias inovadoras no mercado brasileiro, que passaram a ser utilizadas em larga escala nos mercados que atua, como sistemas de controle de inventário de parque de tanques por radar e sistemas digitais de telecomando de válvulas motorizadas.

Segundo Hideo, um dos grandes diferenciais da Fluxo é a sua parceria com 26 companhias de tecnologia de sete países, cada qual líder em suas atividades, além da capacidade própria de integração e engenharia locais. “Somos responsáveis também pelo pós-venda de todos os produtos”, diz.

Soluções customizadas

Na área de serviços, ele destaca a tecnologia de contratos de manutenção por disponibilidade. “Com base em índices globalmente aceitos, OREDA, assumimos com o cliente um índice de disponibilidade do setor industrial ou da planta industrial e ficamos responsáveis pelo estoque de peças sobressalentes. O cliente paga um prêmio se o índice de disponibilidade é superado e uma multa se não é atingido, liberando para este setor contratado, a sua equipe própria de manutenção”, explica.

Hideo observa ainda que a Fluxo Soluções Integradas entrega soluções customizadas para cada necessidade dos clientes, que atuam em mercados de alta complexidade. “Também participamos da fase de projeto dos clientes e, às vezes, participamos de “projetos aliança”, quando desenvolvemos juntamente com o cliente a engenharia básica de soluções específicas, cuja tecnologia não está facilmente disponível e cuja customização é buscada para sua especialidade. Um exemplo é o contrato aliança desenvolvida com a Braskem para uma planta de carregamento de cumeno (um produto muito tóxico) em caminhões.

Para continuar garantindo um bom desempenho e sua sustentabilidade, a empresa, que tem hoje cerca de 110 funcionários, está superalinhada com as tendências da Indústria 4.0, oferecendo ao mercado através de seus parceiros de tecnologia, soluções que unem a capacidade de software e hardware em um ambiente colaborativo e seguro que permite a interoperabilidade e virtualização para melhoria da eficiência operacional.

“Oferecemos soluções que  incluem desde ferramentas de software inteligentes para análise de dados em terminais logísticos a sistemas complexos de controle de processos e digitalização de dados na nuvem”, informa Hideo. Sempre que necessário, trabalha com a sua coirmã Automind Automação Industrial, empresa específica de engenharia de automação e reconhecida provedora de soluções para a maioria das empresas mundiais que fabricam sistemas de controle.

“Nossa vocação é a introdução de tecnologias inovadoras, além da busca de tendências e melhores práticas no mundo. Nossas parceiras, como a Honeywell, investem pesadamente em pesquisa e desenvolvimento para se anteciparem às demandas de mercado”, conclui Hideo.

Editora Conteúdo/Abgail Cardoso

Compartilhe:

Posts Relacionados

ABEMI oferece aos associados acesso aos conteúdos exclusivos do CII
Blue White Futuristic Simple Photo Artificial Intelligence Youtube Thumbnail (33.866 X 29 Cm) (33.866 X 29 Cm) (2)
O Conselho e a Diretoria da ABEMI aprovaram o acesso de todas as empresas associadas ao vasto conhecimento...
ABEMI e KOMEA firmam parceria estratégica no setor offshore
Blue White Futuristic Simple Photo Artificial Intelligence Youtube Thumbnail (33.866 X 29 Cm) (33.866 X 29 Cm)
A Associação Brasileira de Engenharia Industrial (ABEMI) anuncia a assinatura de um acordo de parceria estratégica com a...
Desafios e oportunidades na transição energética: um panorama global
Blue White Futuristic Simple Photo Artificial Intelligence Youtube Thumbnail (33.866 X 29 Cm) (42 X 29 Cm) (5079 X 3425 Px) (2)
A transição energética é um processo complexo e desafiador, mas é essencial para enfrentar as mudanças climáticas e...