Circulo amarelo esq

Nova diretoria da ABEMI tem agenda relevante para o setor na gestão 2019/2022

ISA9990

Foco em ações voltadas à competitividade e à integridade está no topo das prioridades da nova diretoria da ABEMI, que tomou posse no dia 26 de março, para o período 2019-2022. Com mais de 20 anos de ativa participação nas diretorias e nos conselhos anteriores, um detalhado planejamento estratégico e muito entusiasmo, Gabriel Aidar Abouchar é o novo diretor-presidente, em lugar de Nelson Romano. Rafael Ribeiro de Mendonça Lima assumiu como diretor vice-presidente.

Em seu discurso de posse, Gabriel agradeceu a Romano e à diretoria anterior pela “gestão de grande valia”, que conseguiu fazer a associação se manter viva e ativa num período extremamente desafiador. Lembrou também dos ex-dirigentes da associação Geraldo Jorge Ferreira e Manoel Lopes, que o ensinaram a entender o papel e a importância da ABEMI.

Segundo Gabriel, muitas das iniciativas do planejamento estratégico já estão em andamento e devem agregar muito valor à associação e aos associados, além de fomentar sua expansão sustentada.

Entre os destaques, ele aponta projetos voltados à competitividade, inovação, tecnologia e processos, como uma parceria que está sendo firmada com o SENAI, e o acordo com a Trace, uma certificadora de compliance norte-americana. “Algumas empresas do setor de engenharia falharam no passado. Vamos incentivar nossas associadas a buscar a certificação e o selo Trace, que indicam uma atuação exemplar de compliance”, afirma Gabriel.

 

 

Participação e renovação

Também estão previstas a criação de um comitê jurídico, com a participação das empresas associadas e foco no decreto-lei 13.303, oriundo do 8.666 da reforma trabalhista, ações para fortalecimento da ABEMI e de sua representatividade e iniciativas visando ao aumento de receita da associação.

Com 47 anos de engenharia e 20 de intensa participação na ABEMI, uma das metas de Gabriel é o rejuvenescimento e a renovação das lideranças da associação. Nesse sentido, a nova diretoria e o conselho contam com executivos mais jovens, incluindo o vice-presidente. “Queremos receber sugestões e ideias de todos os associados. As portas estão abertas, frequentem esta casa”, convida.

 Os investimentos são urgentes

Outra preocupação é a grande dificuldade vivenciada por inúmeras empresas de engenharia e construção. “Constatei baixa carteira de negócios, muitas em recuperação judicial e todas aguardando a reativação do mercado, o início dos investimentos em infraestrutura. Todos esperançosos, vivendo um clima de otimismo gerado desde as eleições, mas sem resultados concretos”, afirma.

Para o novo diretor-presidente da ABEMI, o governo precisa rapidamente conseguir a aprovação da reforma previdenciária e gerar estabilidade econômica para que o investidor nacional ou estrangeiro tenha confiança de investir no Brasil.

Estamos na hora do otimismo com realismo. O governo tem de se preocupar menos com ideologia e costumes e focar no controle da inflação, em manter os juros mais baixos e em fomentar o crédito e financiamento, a política industrial e desburocratização. São condições essenciais para uma economia saudável, crescimento de longo prazo e expansão segura dos negócios e dos empregos”, destaca, lembrando que uma de suas metas é dirigir a ABEMI com alma e coração, entusiasmo, vigor e juventude.

Gabriel se manifestou ainda sobre outra grande preocupação do setor: os recentes desastres em grandes obras. “A engenharia é exata, o homem é que erra. Se o homem não agir corretamente, de acordo com a boa técnica e o bom senso, novas calamidades ocorrerão”, conclui.

 

Diretoria eleita para o período 2019-2022

Diretor-presidente: Gabriel Aidar Abouchar (Enconsult Engenharia e Consultoria Ltda.)

Diretor vice-presidente: Rafael Ribeiro de Mendonça Lima (Toyo Setal Empreendimentos Ltda.)

 

Diretores dos setores de serviços

Engenharia: Márcio Alberto Cancellara (Projectus Consultoria Ltda.)

Construção Civil: Saulo Vinicius Rocha Silveira (Construtora Norberto Odebrecht S.A.)

Fabricação: Paolo Fiorletta (Metroval Controle de Fluídos Ltda.)

Montagem e Manutenção: Oscar Simonsen Junior (Montcalm Montagens Industriais S.A.)

Logística: Henrique Zuppardo Junior (Megatranz Transportes Ltda.)

 

Conselheiros eleitos para o período 2019-2022

Engenharia

Titular: Thiago de Araújo Franco da Fonseca (Doris Engenharia Ltda.)

Construção Civil

Titular: Joel Eduardo Alves Peito Júnior (Método Potencial Engenharia S.A.)

Suplente: Fernando Antônio Quintas Alves Filho (Construtora OAS S.A.)

Fabricação

Titular: Hideo Hama (Fluxo Soluções Integradas Ltda.)

Suplente: Elcio Pasqualucci (Snef Serviços e Montagens Ltda.)

Montagem e Manutenção

Titular: Francisco Assis de Oliveira Rocha (UTC Engenharia S.A.)

Suplente: Paulo Nishimura (Niplan Engenharia S.A.)

Logística

Titular: Alfredo Americano da Costa (AP Consultoria e Projetos Ltda.)

Suplente: Roberto Kochen (Geocompany Tecnologia, Engenharia e Meio  Ambiente Ltda.)

 

Editora Conteúdo/Abgail Cardoso

Compartilhe:

Posts Relacionados

ABEMI debate COP 30, transição energética e ESG em evento com lançamento de e-book
1000281241
A Associação Brasileira de Engenharia Industrial (ABEMI) promoveu, em São Paulo, um encontro para discutir os desdobramentos da...
Webinar da ABEMI reúne especialistas para esclarecer pontos da Reforma Tributária da Renda
Cartão de visita retangular spa sofisticado neutro (2)
A ABEMI realizou no início de dezembro um webinar dedicado a analisar os principais impactos da Reforma Tributária...
ABEMI apoia Pacto Brasil pela Infraestrutura para dobrar investimentos e impulsionar crescimento até 2030
Cartão de visita retangular spa sofisticado neutro
Onze entidades representativas do setor de infraestrutura e construção lançam, nesta quinta-feira (11/12), o Pacto Brasil pela Infraestrutura,...