A pedido da ABEMI (Associação Brasileira de Engenharia Industrial), o SENAI vai formatar cursos para a capacitação de mão de obra visando melhorar a produtividade nos canteiros. A demanda foi apresentada pelo diretor de Montagem e Manutenção da ABEMI, Oscar Simonsen Júnior, ao diretor regional do SENAI, Ricardo Figueiredo Terra, no início deste ano, em reunião na FIESP.
“Ajudar a melhorar a produtividade é uma das prioridades estratégicas da nova diretoria da ABEMI”, diz Luís Fernando Bertolo, da área de RH da Montcalm. O primeiro curso destina-se a montadores de estruturas metálicas e em breve estará à disposição das empresas associadas. O conteúdo foi definido com a participação de profissionais de cinco empresas – Montcalm, Niplan, OAS, Toyo Setal e MIP -, que apresentaram as necessidades aos especialistas do SENAI.
Aperfeiçoamento profissional
Além de aspectos técnicos sobre cálculos matemáticos, formas geométricas, traçagem e desenho técnico, o curso vai enfatizar questões relacionadas ao uso de equipamentos de proteção individual, riscos operacionais e ambientais e metodologias, como análise de riscos.
“O curso terá 80 horas e é destinado ao aperfeiçoamento profissional de quem já trabalha na área de montagem de estruturas metálicas, vai ajudar a reduzir o retrabalho e os riscos nas obras e a melhorar a empregabilidade desses profissionais”, afirma a supervisora de Avaliação Educacional do SENAI, Cássia Cruz. Segundo Luís Fernando, ABEMI e SENAI ainda vão definir como o curso será disponibilizado.
Editora Conteúdo/Abgail Cardoso