Tecnibras conclui obra de restauro da Igreja da Pampulha, em Belo Horizonte

Tecnibras conclui obra de restauro da Igreja da Pampulha, em Belo Horizonte

Considerada um marco da arquitetura moderna, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, a Igreja de São Francisco de Assis, mais conhecida como Igreja da Pampulha, foi reaberta em 4 de outubro, depois de obras realizadas pela Construtora Tecnibras, que tem entre suas expertises grande experiência em restauro de construções históricas e é associada da ABEMI (Associação Brasileira de Engenharia Industrial).

Parte do Conjunto Arquitetônico da Pampulha e classificada pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade, a igreja é um cartão postal de Belo Horizonte (MG) e foi inaugurada em 1943. O projeto é assinado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, com paisagismo de Burle Marx e painéis do pintor Cândido Portinari. Antes de iniciar a reforma, que levou um ano e quatro meses, a Tecnibras realizou um estudo detalhado para garantir a preservação das características da construção.

O maior desafio foi a substituição do forro de madeira da nave central, danificado por infiltrações. Diferentes entre si, as peças do forro tinham medidas únicas. Foi feito o mapeamento de cada painel, e as peças antigas serviram de molde para a produção das novas.

Melhores práticas

O revestimento externo de pastilhas cerâmicas também mereceu atenção especial. As áreas em que as pastilhas haviam caído foram recuperadas manualmente. A limpeza final também foi manual para não danificar as peças e a argamassa de assentamento. As obras incluíram a revitalização do piso, pinturas e impermeabilização. Foi realizada ainda uma revisão da instalação elétrica.

“Todo o projeto foi feito com cuidado. Adotamos as melhores práticas da engenharia. A estética continua clássica e histórica, mas com o adicional da tecnologia moderna”, diz Henrique Aidar, diretor de relações institucionais da Tecnibras. As principais etapas da restauração da Igreja da Pampulha foram compartilhadas pela empresa em seu site.

Com 56 anos de atuação, a Tecnibras nasceu em São Paulo, com foco industrial. Posteriormente concentrou-se em obras para o setor público, especialmente na área de educação, e desenvolveu um de seus grandes diferenciais, que é o restauro de construções históricas. Além da educação, atua também nos setores privado, habitacional, meio ambiente e saúde.

Editora Conteúdo/Abgail Cardoso

 

Compartilhar notícia: Facebook Twitter Pinterest Google Plus StumbleUpon Reddit RSS Email

Comentários