Circulo amarelo esq

ABEMI presente no lançamento do Anuário do Petróleo 2025 da Firjan

Img 20250610 wa0083
O presidente da ABEMI, Nelson Romano, participou no início de junho do lançamento do Anuário do Petróleo 2025, promovido pela Firjan na sede da federação, no Rio de Janeiro. O evento reuniu representantes de grandes operadoras do setor, como Petrobras, Equinor e Ipiranga, além de autoridades da Agência Nacional do Petróleo (ANP), especialistas e entidades da cadeia produtiva.
Durante o encontro, foram apresentados dados atualizados sobre a produção de petróleo e gás no país, com destaque para o protagonismo do estado do Rio de Janeiro, responsável por 86% da produção nacional no primeiro semestre de 2024. Também entraram em pauta temas como a recuperação de campos maduros, os desafios da transição energética e a importância de ampliar os investimentos em infraestrutura.
Depositphotos 5096752 l
Cenário regulatório e fiscal
Representando a engenharia nacional, Nelson Romano destacou o papel estratégico da ABEMI nas transformações do setor. “Temos uma ABEMI forte e respeitada, pronta para superar desafios e contribuir ativamente para o desenvolvimento do país. Juntos, temos uma voz mais forte para enfrentar desafios e propor mudanças que beneficiem todo o setor”, afirmou.
O evento também foi marcado por discussões sobre o cenário regulatório e fiscal. Um dos pontos de atenção foi a possibilidade de o petróleo brasileiro — reconhecido por seu baixo teor de carbono — ser impactado por medidas de taxação ambiental. A produção nacional, segundo especialistas presentes, é uma das mais limpas do mundo e deve ser valorizada nesse processo de transição.
A presença da ABEMI reforça o alinhamento da entidade com as principais agendas do setor energético e o compromisso com o fortalecimento da engenharia industrial brasileira, em sintonia com as demandas de inovação, sustentabilidade e crescimento econômico.
(Da esq. para dir.) Raul Sanson (Firjan), Wagner Victer (Petrobras), Nelson Romano (ABEMI) e Antonio Muller

Compartilhe:

Posts Relacionados

Associada da ABEMI, AIESSE Ambiental é reconhecida por projeto inovador
06
nov
Aiesse planta tmb df
Em tempos de preparação para a COP30, que colocará o Brasil no centro das discussões globais sobre o...
COP30: Engenharia Industrial e o desafio da transição justa
05
nov
Download (1)
De 10 a 21 de novembro de 2025, Belém do Pará sediará a 30ª Conferência das Nações Unidas...
Novas regras para a construção naval: um ciclo de oportunidades para a engenharia
04
nov
Images
A indústria naval brasileira começa a se mover em direção a um novo ciclo de desenvolvimento. A Lei...