Circulo amarelo esq

ABEMI presente na assinatura do Manifesto Setorial para o COP 26

IMG 20210915 WA0002

O diretor da ABEMI, Joaquim Maia, responsável pelo Grupo de Trabalho de Saneamento, Meio Ambiente e Resíduos Sólidos, representou a entidade na solenidade em que o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, assinou o Manifesto Setorial, que será encaminhado à COP 26 e inclui o saneamento como atividade potencialmente mitigadora dos gases de efeito estufa.

Realizada no dia 14, em Brasília, a reunião foi organizada e articulada pelo presidente da Frente Parlamentar do Saneamento, o deputado federal Enrico Misasi (PV-SP), que foi relator do Novo Marco Legal do Saneamento, que recém completou um ano.

Após a assinatura do ministro Rogério Marinho, o documento foi encaminhado ao ministro do Meio Ambiente, Joaquim Álvaro Pereira Leite, que o endossou. “O programa de saneamento e resíduos sólidos brasileiro tem alcance mundial e grande impacto em saúde pública e qualidade de vida. É um dos maiores do mundo em inclusão social e despoluição de rios e do meio ambiente. Prevê levar saneamento e esgotamento sanitário a mais de 100 milhões de brasileiros e a universalização da oferta de água tratada, cuja cobertura atual está em 70%”, destaca Joaquim Maia.

 O lixo urbano e os gases de efeito estufa

Hoje, 40% do lixo urbano é descartado em lixões a céu aberto, tornando urgente um programa de coleta e tratamento. Para o presidente da ABREN, Yuri Schmitke, as usinas de recuperação energética são a forma mais eficaz de mitigação dos gases de efeito estufa emitidos pelo metano dos resíduos sólidos urbanos (RSU).

Estão previstos investimentos de mais de R$ 5 bilhões nas plantas que vão participar no Leilão A-5 e novos projetos em andamento. Nos próximos 10 anos, o montante deve chegar a R$ 25 bilhões, com expectativa de gerar 15 mil empregos diretos.

Joaquim Maia, da ABEMI, lembra que a entidade faz parte da coalizão pela valorização dos resíduos sólidos, que é capitaneada pela ABREN, cujos executivos também estiveram na solenidade do Manifesto Setorial, em Brasília. Ainda apoiaram o evento representantes da ABCON, ABDID, ABIMAQ/Sindesan e ABRELPE, que foram convidadas a apresentar cases reais na Conferência de Glasgow, que ocorre entre 31 de outubro e 12 de novembro de 2021, na Escócia, que servirá como preparação para a COP 26.

 

 

 

Compartilhe:

Posts Relacionados

ABEMI debate COP 30, transição energética e ESG em evento com lançamento de e-book
1000281241
A Associação Brasileira de Engenharia Industrial (ABEMI) promoveu, em São Paulo, um encontro para discutir os desdobramentos da...
Webinar da ABEMI reúne especialistas para esclarecer pontos da Reforma Tributária da Renda
Cartão de visita retangular spa sofisticado neutro (2)
A ABEMI realizou no início de dezembro um webinar dedicado a analisar os principais impactos da Reforma Tributária...
ABEMI apoia Pacto Brasil pela Infraestrutura para dobrar investimentos e impulsionar crescimento até 2030
Cartão de visita retangular spa sofisticado neutro
Onze entidades representativas do setor de infraestrutura e construção lançam, nesta quinta-feira (11/12), o Pacto Brasil pela Infraestrutura,...