Circulo amarelo esq

ABEMI 56 anos: união para liderar, fortalecer e transformar o setor de engenharia

Collage of various business concepts

A despeito do cenário adverso agravado pela pandemia do novo coronavírus e também por causa dele, a ABEMI, que completou em 23 de maio 56 anos de sua fundação, está ainda mais atuante e cheia de vigor. A associação, que já vinha com uma agenda intensa e relevante, reforçou suas ações em diversas frentes, buscando contribuir para o crescimento do setor e do país e liderando iniciativas em favor do fortalecimento da engenharia brasileira.

Os sete grupos de trabalho continuam muito atuantes, com reuniões virtuais quinzenais ou semanais, com grande adesão e participação de dezenas de profissionais das empresas associadas. “Nossos grupos tratam de temas fundamentais para o setor, como saneamento, saúde, segurança e meio ambiente, inovação, tecnologia, competitividade e geração de empregos, processos, compliance, entre outros. Os grupos estão energizados, trabalhando muito motivados em prol do setor”, destaca o presidente da ABEMI, Gabriel Aidar Abouchar.

Caminhos para a retomada

O mesmo espírito determinado e positivo, segundo Gabriel, envolve os executivos da diretoria da ABEMI e das empresas associadas, que estão empenhadas em construir caminhos para a retomada das atividades econômicas no pós-pandemia. “Desde que surgiu a crise do novo coronavírus, estamos trabalhando de maneira coesa e organizada, tomando iniciativas, exercendo o protagonismo, que sempre foi uma característica da nossa associação. É impressionante o que estamos fazendo com recursos próprios e com o conhecimento dos nossos associados”, afirma Gabriel.

As medidas de isolamento social não impediram a realização de eventos, agora na forma de webinars. O primeiro deles foi com o economista Antônio Corrêa de Lacerda, em abril. Para 9 de junho, às 9h, está marcado outro evento com José Bispo, da Agência Nacional de Petróleo, e outros estão sendo organizados.

Cartas e reivindicações

Gabriel Abouchar, presidente da ABEMI: “Estamos trabalhando de maneira coesa e organizada, exercendo o protagonismo”

Entre as iniciativas, ele destaca a elaboração e envio, em março, de três cartas com sugestões e demandas para o ministro da Casa Civil, Braga Neto; o ministro da Economia, Paulo Guedes; e a direção da Petrobras. “As demandas incluem questões ligadas à recuperação judicial de empresas, ao acesso a crédito, pagamento de impostos, retomada de investimentos. Parte das nossas sugestões foram acatadas. Estamos acompanhando tudo por meio do Grupo de Trabalho Jurídico. O resultado tem sido muito bom”, destaca Gabriel.

Outra ação importante foi a elaboração e envio de uma carta para o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, propondo a aprovação do Marco Regulatório do Saneamento Básico, também assinada pelo Instituto de Engenharia, ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos) e ABDIB (Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base).

Agora, a ABEMI, também em conjunto com as associações parceiras, vai encaminhar ao Ministério da Economia e à Casa Civil um documento produzido pelo Comitê de Crise da ABEMI para estimular a retomada do crescimento, focado nos eixos tributário, financiamento e desenvolvimento industrial competitivo.

Gabriel afirma que a ABEMI vai buscar aproximação com outras associações, como Sinicon (Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada), Sinduscon (Sindicato da Construção Civil), CNI (Confederação Nacional da Indústria) e ABCE (Associação Brasileira de Construção e Engenharia). “Mais do que nunca, é hora de somarmos forças para podermos voltar às atividades com segurança e retomarmos o crescimento nesse novo mundo, que ainda não sabemos bem como vai ser”, conclui Gabriel.

Editora Conteúdo/Abgail Cardoso

 

 

Compartilhe:

Posts Relacionados

ABEMI e ABAT promovem debate sobre Reforma Tributária
Img 20250625 wa0037
No dia 24 de junho, a ABEMI realizou o evento online “Reforma Tributária: Impactos e Adequações”, reunindo especialistas...
ABEMI presente no lançamento do Anuário do Petróleo 2025 da Firjan
Img 20250610 wa0083
O presidente da ABEMI, Nelson Romano, participou no início de junho do lançamento do Anuário do Petróleo 2025,...
Nelson Romano, presidente da ABEMI participa de evento dos 70 anos do Sinaval
Img8654 (1)
No final de maio, o presidente da ABEMI – Associação Brasileira de Engenharia Industrial , Nelson Romano, participou...