Circulo Amarelo Esq

ABEMI realiza pesquisa sobre maturidade nas práticas ESG em empresas do setor

Hand Of Human Holding Green Earth Esg Icon For Environment Socie

O Comitê ESG da ABEMI realizou uma pesquisa direcionada às associadas com o objetivo de identificar o grau de maturidade com relação à jornada ESG (Meio Ambiente, Social e Governança, em português). O objetivo foi o de conhecer como as empresas estão desempenhando nessa agenda, com o fim de balizar as próximas ações do Comitê ESG. A coordenadora do Comitê, Dra. Ana Claudia la Plata de Mello Franco, afirma que os resultados surpreenderam positivamente.

“Existe um movimento sem volta na adoção das práticas ESG, que, na verdade, começou nos anos 1980, com a noção de sustentabilidade, foi reforçado na ECO 92, ratificado pelo conceito do “triple bottom line”, de John Elkington – que é o conceito do capitalismo não só pelo lucro, mas pelo bem da sociedade e do planeta –, e cunhado no documento “Who Cares Wins – Connecting Financial Markets to a Changing World”, lançado em 2005 pelo Pacto Global em parceria com o Banco Mundial. Estamos passando por uma revolução cultural na forma de fazer negócios”, afirma Dra. Ana Claudia.

A coordenadora do Comitê ESG da ABEMI reforça que esse movimento abrange todas as dimensões de empresas, sejam grandes, médias ou pequenas. As grandes empresas assumem metas e têm de replicá-las em suas cadeias de fornecimento. Alerta que a regulação, especialmente no mercado financeiro e de seguros, também tem avançado. Um exemplo desse movimento é a recente circular da SUSEP nº 666/2022, que passou a exigir que as seguradoras avaliem as práticas ESG daqueles que buscam contratar um seguro, como forma de mapear os riscos respectivos.

Próximos passos

Depois da elaboração do paper sobre os conceitos básicos em ESG, disponível no site da ABEMI, e da realização da pesquisa de maturidade, o Comitê ESG pretende organizar para 2023 um workshop, ratificando o posicionamento da associação e a importância da agenda ESG para o setor. “Estamos trabalhando também no desenvolvimento de ferramentas para apoiar as empresas associadas nessa jornada, como cursos e treinamentos que auxiliem na construção da agenda pelas empresas”, informa a Dra. Ana Claudia.

Outra ação importante do Comitê será a realização de um webinar no próximo dia 19 de outubro com Carlo Pereira, CEO do Pacto Global da ONU no Brasil, que vai abordar o “Pacto Global e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e sua importância para as práticas ESG”.

ABEMI participa da Arena ESG na Rio Oil & Gas 2022

 

A coordenadora do Comitê ESG, Ana Claudia La Plata de Mello Franco, participou, no dia 28 de outubro, do painel “KPIs de ESG: O que temos que medir na verdade?”, na Arena ESG da Rio Oil & Gas 2022. O painel foi mediado por Rebeca Kiperman,da Enauta, e contou, também, com a participação dos painelistas Lígia Camargo, do Grupo Ultra, e R. Mukund, do Benchmark ESG.

 

Ana Claudia abordou os riscos, sob o ponto de vista jurídico, associados à determinação e à condução da coleta e medição dos indicadores-chave de desempenho ESG. Alertou para o avanço da litigância ESG no mundo e no Brasil e indicou possíveis estratégias para mitigá-los, dentre as quais o profundo conhecimento, por parte das empresas, dos seus negócios, dos seus stakeholders e dos seus setores e concorrentes (benchmark).

O presidente da ABEMI, Joaquim Maia, e o diretor-executivo, Matias Fernandez (Matias Fernandez), também estiveram presentes no evento.

Editora Conteúdo

Compartilhe:

Posts Relacionados

CCGNMP, liderada pela ABEMI, participa da assinatura do Decreto do Gás para Empregar
Img 20240826 Wa0035
A Coalizão pela Competitividade do Gás Natural Matéria Prima (CCGNMP) parabeniza o governo pelo decreto, instaurando o programa...
ABEMI participa de reunião no MME de estímulo à indústria local de bens e serviços
Bc7a6ad746facc1d5c9874483b0af083
Na última quinta-feira (11), o presidente da Associação Brasileira de Engenharia Industrial (ABEMI), Joaquim Maia, reuniu-se com representantes...
A importância contínua e a evolução das práticas de integridade corporativa
Cartão Postal Florianopolis Preto E Branco (1)
Em entrevista recente, Marcelo Lima, Chief Compliance Officer da ABEMI e Diretor de Governança e Integridade da TSE...