Circulo amarelo esq

Associações se unem para fomentar recuperação energética de resíduos no Brasil

Garbage pile in trash dump or landfill, Aerial view garbage tru

Dez associações, incluindo a ABEMI se uniram para fomentar a recuperação energética de resíduos no Brasil. O lançamento da Coalização Valorização Energética de Resíduos aconteceu no final de setembro. Segundo a Associação Brasileira de Recuperação Energética de Resíduos (ABREN), a Coalização visa promover ações para o desenvolvimento da valorização energética de resíduos sólidos no Brasil, como promover eventos e buscar soluções legais e regulatórias para o desenvolvimento de uma indústria sustentável e integrada.

Recuperação Energética

Vários países do mundo, através de diferentes tecnologias disponíveis de tratamento de resíduos sólidos urbanos, comerciais, industriais, agricultura, pecuária, hospitalares, estações de tratamento de esgoto, papel e celulose, geram energia limpa e renovável, sendo foco da Coalizão incentivar estas atividades a fim de fomentar investimentos e proteger o meio ambiente, com significativa redução das emissões de gases de efeito estufa e evitar a contaminação dos lençóis freáticos, buscando assim a adoção dos princípios da sustentabilidade social, ambiental e econômica.

Todos os setores da valorização energética de resíduos podem demandar investimentos na ordem de R$ 145 bilhões para o país, cabendo à Coalizão somar esforços para criar um ambiente de negócios favoráveis, mediante a formulação de políticas públicas em todas as esferas. Tais investimentos tem como objetivo também mitigar os danos à saúde pública, pois o Brasil gasta 2,7 bilhões por ano no tratamento de saúde de pessoas que tiveram contato inadequado com o lixo urbano.

Compartilhe:

Posts Relacionados

Associada da ABEMI, AIESSE Ambiental é reconhecida por projeto inovador
06
nov
Aiesse planta tmb df
Em tempos de preparação para a COP30, que colocará o Brasil no centro das discussões globais sobre o...
COP30: Engenharia Industrial e o desafio da transição justa
05
nov
Download (1)
De 10 a 21 de novembro de 2025, Belém do Pará sediará a 30ª Conferência das Nações Unidas...
Novas regras para a construção naval: um ciclo de oportunidades para a engenharia
04
nov
Images
A indústria naval brasileira começa a se mover em direção a um novo ciclo de desenvolvimento. A Lei...