Circulo amarelo esq

CCGNMP, liderada pela ABEMI, participa da assinatura do Decreto do Gás para Empregar

Img 20240826 Wa0035

A Coalizão pela Competitividade do Gás Natural Matéria Prima (CCGNMP) parabeniza o governo pelo decreto, instaurando o programa Gás para Empregar. A Coalizão liderada pela ABEMI – Associação Brasileira de Engenharia Industrial, com a coordenação técnica da ABIQUIM – Associação Brasileira Da Indústria Química, e demais entidades integrantes, comparecem hoje, 26/08, ao evento convocado pelo Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, para assinatura do referido decreto pelo Presidente Luís Inácio Lula da Silva.

O programa Gás Para Empregar é um marco importante para o qual a Coalizão contribuiu significativamente. Desde o seu lançamento em 2023, a Coalizão tem desempenhado um papel ativo na análise da produção, escoamento, processamento, transporte e distribuição do gás natural no Brasil. Este estudo abrange a demanda e oferta atual e futura, além de oferecer sugestões para o desenvolvimento de políticas públicas para o setor.

Images (2)

Joaquim Maia, presidente da ABEMI, em nome da Coalizão, destaca a importância do gás natural como vetor principal da transição energética. “As informações, dados, infraestruturas existentes e gargalos, bem como potenciais de oferta e demanda fazem parte do estudo realizado pela Coalizão.”

André Passos, presidente da ABIQUIM, “considera que o gás natural a preços competitivos e com oferta constante, cria as bases para a o desenvolvimento econômico e sustentável do país, permitindo a descarbonização da economia e contribuindo para a transição energética no setor industrial”.

Sobre a Coalizão

Com a liderança da ABEMI – Associação Brasileira de Engenharia Industrial, e com a coordenação técnica da ABIQUIM – Associação Brasileira de Indústria Química, a CCGNMP foi instituída para estudar, discutir e propor políticas públicas para o aumento na competitividade e disponibilidade do gás natural como matéria prima, com ênfase no desenvolvimento das indústrias químicas, petroquímicas e fertilizantes, bem como na sua utilização nos setores de transporte, cerâmica, vidro, entre outros.

Além da ABEMI e ABIQUIM, integram a Coalizão: ABIMAQ; ABDIB; ABEGÁS; CNT; FIEB; FIEMG; FIRJAN; ONIP; ABIPLAST; ANFACER; ABIVIDRO; TGBC; Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Minas Gerais; Secretaria de Energia e Economia do Mar do Estado do Rio de Janeiro; e Secretaria do Desenvolvimento do Estado de Sergipe.

Editora Conteúdo

Compartilhe:

Posts Relacionados

ABEMI debate COP 30, transição energética e ESG em evento com lançamento de e-book
1000281241
A Associação Brasileira de Engenharia Industrial (ABEMI) promoveu, em São Paulo, um encontro para discutir os desdobramentos da...
Webinar da ABEMI reúne especialistas para esclarecer pontos da Reforma Tributária da Renda
Cartão de visita retangular spa sofisticado neutro (2)
A ABEMI realizou no início de dezembro um webinar dedicado a analisar os principais impactos da Reforma Tributária...
ABEMI apoia Pacto Brasil pela Infraestrutura para dobrar investimentos e impulsionar crescimento até 2030
Cartão de visita retangular spa sofisticado neutro
Onze entidades representativas do setor de infraestrutura e construção lançam, nesta quinta-feira (11/12), o Pacto Brasil pela Infraestrutura,...