Circulo Amarelo Esq

Dedicação, trabalho e competência: 50 anos de contribuição à engenharia

Blue White Futuristic Simple Photo Artificial Intelligence Youtube Thumbnail (1100 × 720 px)

‘Engenheiro nato’, ‘profissional exemplar’, ‘competente’, ‘generoso’, ‘comprometido’, ‘enciclopédia viva da engenharia’, esses foram alguns dos adjetivos que os colegas de profissão e companheiros de engenharia e de ABEMI usaram para descrever Francisco Rocha, ou simplesmente ‘Chiquinho’, como alguns deles preferem chamá-lo, já outros gostam de tratá-lo por ‘Engenheiro Francisco’, que é o que ele é e continua sendo, já que Francisco fez da engenharia sua paixão e profissão por 5 décadas. Ele recebeu o título de sócio benemérito da ABEMI junto com outros brilhantes profissionais pelo conjunto do seu trabalho, tanto para sua área de atuação quanto para a ABEMI. Nada mais justo,  receber uma homenagem dos seus pares em reconhecimento aos trabalhos prestados que serviram para definir os rumos da engenharia, principalmente da engenharia de construção e montagem industrial.

Francisco completou a graduação no ano de 1967, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), segundo ele, sua turma foi a segunda da Ilha do Governador. Logo depois passou um tempo na Bahia trabalhando com engenharia de instrumentação, mas retornou brevemente para o Rio de Janeiro, e, então, começou na área em que desempenharia  papel preponderante que é a engenharia de construção e montagem industrial. Além disso, ele é autor do livro, ‘Melhoria de Produtividade em Tubulação’, lançado em 2011. “A engenharia é fundamental em qualquer lugar do mundo e a engenharia de projeto, construção e montagem, são áreas que praticamente, elas se somam. Você não pode fazer uma montagem sem um projeto adequado e tão pouco pode montar sem que a engenharia esteja dando um suporte para isso”, confidencia Francisco.

IMG-20230206-WA0009
Francisco Rocha

Referência no setor

Para o presidente da ABEMI, Joaquim Maia, Francisco é um profissional com profundo conhecimento técnico e com uma experiência curricular fantástica que contribuiu muito para a instituição e seus associados. “Acredito que ele seja o crachá número 01 da UTC Engenharia, Francisco ajudou a ABEMI em uma série de aspectos, um dos seus feitos mais importantes foi ter comandado um grupo que trabalhou com toda a parte de procedimentos de construção e montagem, além do seu livro que é uma referência na ABEMI, do qual nos orgulhamos muito.”

Seu sócio e amigo da UTC Engenharia, Ricardo Ribeiro, também não poupou elogios ao companheiro de longa data. “Chico Rocha sempre esteve ligado à área de montagem eletromecânica, com seu pensamento técnico, contribui muito para a melhoria da qualidade nas obras, sem esquecer da produtividade e da inovação tecnológica, contribuiu não só para a ABEMI, como também deu uma contribuição imensa para esse segmento da engenharia.”

Já Antônio Müller, destaca Francisco como um ícone da engenharia industrial Brasileira. “Definitivamente, Francisco Rocha teve expressiva participação nos grandes projetos implantados em nosso país, tendo sempre uma atuação com muita competência, profissionalismo, seriedade e honestidade. Chiquinho transmitiu a todos nós da Abemi, que tivemos o prazer do convívio com ele,  o seu profundo conhecimento.” Enquanto, Nelson Romano, resumiu Francisco como um “profissional dedicado, sério e competente”.

IMG_6308
Gabriel Aidar Abouchar

Tendo conhecido Francisco na década de 1970, Gabriel Aidar Abouchar, chegou a trabalhar junto com o engenheiro na Setal Instalações industriais, depois passaram a ser ‘concorrentes’. “Em todo esse tempo, sou testemunha  do seu caráter e a sua capacidade profissional, ambos de primeiro nível. Na ABEMI, nosso convívio foi grande e o legado que o amigo Chico deixou e o trabalho que ainda presta à ABEMI no seu conhecimento de tubulação, pipe shop, pré-fabricação e montagem, multifunção, eficiência profissional, competitividade, construtibilidade é muito grande.”

Outro amigo que teve a oportunidade de trabalhar com Francisco, em construções offshore para a Bacia de Campos, foi  Hideo Hama, presidente da Fluxo Soluções Integradas. “Na ocasião, necessitando de uma empresa especializada em montagens, procurei a Ultratec Engenharia, na qual o Chiquinho dirigia a área de montagens e nos associamos para a construção de 8 módulos, para Cherne I, II e Pampo. Foi quando conheci a fibra e a inteligência do Chiquinho, com quem juntos acabamos construindo o site e terminamos muito bem as encomendas. Muitas outras parcerias surgiram e mantenho até hoje a admiração por este bravo engenheiro.”

IMG_6620
Oscar Simonsen

 

Para finalizar as homenagens, o amigo Oscar Simonsen, relembrou como Francisco é prestativo e sempre estava disposto a ajudar os colegas. ”Há um dito popular que se aplica muito bem no âmbito de uma associação cujos membros têm uma atividade externa principal que demanda muito de suas energias e de seus tempos: caso você precise de ajuda em algum trabalho, procure o companheiro mais ocupado, ele sempre encontrará disposição, energia e tempo para ajudá-lo. A personificação desse dito popular na ABEMI é o Francisco Rocha. Com foco firmeza inabalável na melhoria da produtividade das empresas de engenharia industrial que atuam no Brasil. Ele é o mais procurado para compor os grupos de trabalho na busca de soluções para os problemas comuns dos associados.”

Por tudo isso é que a ABEMI presta essa homenagem ao engenheiro Francisco Rocha, um grande profissional e acima de tudo, um ser humano excepcional que contribui muito para o progresso da engenharia e também da sociedade brasileira.

Editora Conteúdo

 

 

Compartilhe:

Posts Relacionados

Jornada ESG: Compromisso rumo a um futuro sustentável na Engenharia Industrial
Abemi Jornada Esg 62
A Associação Brasileira de Engenharia Industrial (ABEMI) realizou a Jornada ESG em 26 de março, um evento que...
ABEMI realiza palestra sobre os benefícios e funcionamento do CII
1
A ABEMI promoveu uma palestra sobre o Construction Industry Institute (CII), que abordou seus benefícios e funcionamento. O...
ABEMI e KOMEA firmam parceria estratégica no setor offshore
Blue White Futuristic Simple Photo Artificial Intelligence Youtube Thumbnail (33.866 X 29 Cm) (33.866 X 29 Cm)
A Associação Brasileira de Engenharia Industrial (ABEMI) anuncia a assinatura de um acordo de parceria estratégica com a...