circulo-amarelo - esq

Parceria entre ABEMI e CII auxilia associados na implementação de melhores práticas em engenharia e construção

2

Uma das missões da Associação Brasileira de Engenharia Industrial (ABEMI), desde a sua fundação, em 1964, além representar as empresas de engenharia brasileiras de Projeto, Construção Civil, Montagem e Manutenção, Fabricantes e Logística, é trazer conhecimento aos associados que proporcionem o desenvolvimento dos seus negócios e o crescimento do segmento. Por esse motivo, a ABEMI assinou um acordo de filiação com o CII, no final de 2020, que até hoje está apresentando ótimos resultados e um feedback bastante positivo por parte das empresas participantes.

Para fazer uma apresentação do CII aos profissionais, a ABEMI vem organizando alguns eventos, como o ‘ABEMI Engenharia Talks: CII (Construction Industry Institute) e as Melhores Práticas em Engenharia Industrial’, um encontro online, realizado no mês de novembro. Para o PMP, gerente de engenharia na OEC e membro do Programa CII e apresentador do encontro, Ubirajara Braúna, o Programa está focado em atrair novos membros, por meio de um forte trabalho de divulgação. “Ainda em dezembro de 2022, demos início a uma agenda de webinars”.

image001
Ibirajara Braúna, da OEC: “Ações para atrair novos associados”

 

 Como funciona o CII?

O CII é um consórcio de mais de 130 empresas líderes de Owners, Contractors e Supliers, com sede na Universidade do Texas, em Austin, nos Estados Unidos. Essas organizações juntas têm como foco a pesquisa e o desenvolvimento, sempre com o objetivo de produzir as melhores práticas e recursos, investigando os problemas da indústria da construção em âmbito mundial e criando soluções que possam ser aplicadas de forma imediata.

As pesquisas são focadas na solução de problemas e são feitas por meio de Research Teams, que reúnem membros de universidades e empresas. Os estudos desenvolvidos, chamados de ‘guias’ são elaborados sobre temas variados e de interesse do mercado, tudo é previamente selecionado por um conselho e os associados dispõem de uma vasta biblioteca para acesso on-line.

1

O CII faz com que os profissionais tenham contato direto com processos padronizados de engenharia e construção. Muitas vezes, as indústrias já conhecem os procedimentos porque já fazem uso deles no dia a dia, mas não de forma estruturada. Segundo, o especialista em Governança, Tecnologia e Inovação e membro do Programa CII, Gustavo Gonçalves Paes, o grande diferencial do CII é que os participantes do convênio poderão adotar soluções utilizadas por grandes players mundiais. “Eles podem aferir resultados e revelar as melhorias da adoção destas práticas em suas atividades”.

Com um investimento no CII de 180 mil dólares, até 2025, a ABEMI possibilita aos associados participarem do programa com valores bastante competitivos. De acordo com o coordenador do comitê CII na ABEMI, Abel Rosa,  após 2 anos de estruturação do Programa com implantação de divulgação interna entre os associados, o saldo é muito positivo, “os profissionais estão satisfeitos com os frutos colhidos e empolgados com os novos desafios que virão”.

Editora Conteúdo

Compartilhe:

Posts Relacionados

ABEMI e ABSOLAR assinam acordo para promover uso de energia solar em projetos de engenharia industrial
IMG-20230901-WA0044
A ABEMI e ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica) acabam de assinar um acordo inovador que visa...
Cresce a participação da iniciativa privada no setor de saneamento, revela Panorama Anual da ABCON SINDCON
Blue White Futuristic Simple Photo Artificial Intelligence YouTube Thumbnail (6)
O Comitê de Saneamento da ABEMI realizou em 22 de agosto evento online para apresentação do anuário da...
ABEMI esteve presente no Parque Tecnológico de Sorocaba para visitar área do NECSOR 4.0
IMG-20230814-WA0007
A ABEMI está a caminho da engenharia do futuro! Em parceria com Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) e...