Circulo Amarelo Esq

Parceria entre ABEMI e CII auxilia associados na implementação de melhores práticas em engenharia e construção

2

Uma das missões da Associação Brasileira de Engenharia Industrial (ABEMI), desde a sua fundação, em 1964, além representar as empresas de engenharia brasileiras de Projeto, Construção Civil, Montagem e Manutenção, Fabricantes e Logística, é trazer conhecimento aos associados que proporcionem o desenvolvimento dos seus negócios e o crescimento do segmento. Por esse motivo, a ABEMI assinou um acordo de filiação com o CII, no final de 2020, que até hoje está apresentando ótimos resultados e um feedback bastante positivo por parte das empresas participantes.

Para fazer uma apresentação do CII aos profissionais, a ABEMI vem organizando alguns eventos, como o ‘ABEMI Engenharia Talks: CII (Construction Industry Institute) e as Melhores Práticas em Engenharia Industrial’, um encontro online, realizado no mês de novembro. Para o PMP, gerente de engenharia na OEC e membro do Programa CII e apresentador do encontro, Ubirajara Braúna, o Programa está focado em atrair novos membros, por meio de um forte trabalho de divulgação. “Ainda em dezembro de 2022, demos início a uma agenda de webinars”.

image001
Ibirajara Braúna, da OEC: “Ações para atrair novos associados”

 

 Como funciona o CII?

O CII é um consórcio de mais de 130 empresas líderes de Owners, Contractors e Supliers, com sede na Universidade do Texas, em Austin, nos Estados Unidos. Essas organizações juntas têm como foco a pesquisa e o desenvolvimento, sempre com o objetivo de produzir as melhores práticas e recursos, investigando os problemas da indústria da construção em âmbito mundial e criando soluções que possam ser aplicadas de forma imediata.

As pesquisas são focadas na solução de problemas e são feitas por meio de Research Teams, que reúnem membros de universidades e empresas. Os estudos desenvolvidos, chamados de ‘guias’ são elaborados sobre temas variados e de interesse do mercado, tudo é previamente selecionado por um conselho e os associados dispõem de uma vasta biblioteca para acesso on-line.

1

O CII faz com que os profissionais tenham contato direto com processos padronizados de engenharia e construção. Muitas vezes, as indústrias já conhecem os procedimentos porque já fazem uso deles no dia a dia, mas não de forma estruturada. Segundo, o especialista em Governança, Tecnologia e Inovação e membro do Programa CII, Gustavo Gonçalves Paes, o grande diferencial do CII é que os participantes do convênio poderão adotar soluções utilizadas por grandes players mundiais. “Eles podem aferir resultados e revelar as melhorias da adoção destas práticas em suas atividades”.

Com um investimento no CII de 180 mil dólares, até 2025, a ABEMI possibilita aos associados participarem do programa com valores bastante competitivos. De acordo com o coordenador do comitê CII na ABEMI, Abel Rosa,  após 2 anos de estruturação do Programa com implantação de divulgação interna entre os associados, o saldo é muito positivo, “os profissionais estão satisfeitos com os frutos colhidos e empolgados com os novos desafios que virão”.

Editora Conteúdo

Share:

Related Posts

ABEMI oferece aos associados acesso aos conteúdos exclusivos do CII
Blue White Futuristic Simple Photo Artificial Intelligence Youtube Thumbnail (33.866 X 29 Cm) (33.866 X 29 Cm) (2)
O Conselho e a Diretoria da ABEMI aprovaram o acesso de todas as empresas associadas ao vasto conhecimento...
ABEMI e KOMEA firmam parceria estratégica no setor offshore
Blue White Futuristic Simple Photo Artificial Intelligence Youtube Thumbnail (33.866 X 29 Cm) (33.866 X 29 Cm)
A Associação Brasileira de Engenharia Industrial (ABEMI) anuncia a assinatura de um acordo de parceria estratégica com a...
Desafios e oportunidades na transição energética: um panorama global
Blue White Futuristic Simple Photo Artificial Intelligence Youtube Thumbnail (33.866 X 29 Cm) (42 X 29 Cm) (5079 X 3425 Px) (2)
A transição energética é um processo complexo e desafiador, mas é essencial para enfrentar as mudanças climáticas e...