Circulo Amarelo Esq

Evento conta com apoio da ABEMI e outras 17 entidades setoriais e movimenta setor nuclear

Img Istock 523622286 Gd

Executivos, técnicos, autoridades do governo e especialistas do setor nuclear estarão mobilizados em torno da 10ª edição do Seminário Internacional de Energia Nuclear (SIEN 2019), que será realizado nos dias 14, 15 e 16 de agosto, no auditório de Furnas, no Rio de Janeiro. A ABEMI é uma das entidades que apoiam o evento, juntamente com outras 17 associações técnicas, profissionais e empresariais do País.

Depois de muita expectativa e incerteza com a paralisação das obras da usina de Angra 3 em 2015, o setor nuclear vive um momento bastante favorável e otimista, e as últimas decisões do governo apontam 2019 como um ano decisivo para o futuro das atividades nucleares no Brasil.

A conclusão de Angra 3 e a decisão de construir seis novas usinas no Nordeste trazem uma escala para toda a cadeia produtiva do setor, desde a produção de combustível à geração de energia.  Angra 3 tende a ser o grande vetor para o desenvolvimento de todo o ciclo do combustível aqui no Brasil, incluindo as fases de prospecção, de enriquecimento e de conversão, com a possibilidade de retomada da exploração de urânio também pela iniciativa privada, com uso de tecnologia nacional.

A decisão cria uma cadeia de valor numa área estratégica. E deve abrir caminho para o domínio tecnológico de reatores de pequeno porte, que são mais econômicos, além de diversificar a matriz energética brasileira, e também trazer a expectativa de geração de empregos e atração de investimentos.

De olho nesta nova realidade política e das perspectivas diante da importância estratégica do setor para o Brasil, o 10º SIEN vai colocar em discussão esse novo cenário e suas oportunidades para as empresas brasileiras e estrangeiras.

Programação

O SIEN, que conta com a participação de diversas empresas nacionais e internacionais e entidades ligadas ao setor nuclear, energia e indústria, traz em sua programação painéis e palestras sobre a política nuclear, os desafios para o desenvolvimento do setor no Brasil, novas tecnologias e soluções voltadas à construção, operação e segurança de usinas nucleares, bem como os diversos usos da radiação para fins pacíficos, entre outros temas.

O Seminário Promove em paralelo a EXPONUCLEAR –  mostra de tecnologias e soluções para a área nuclear, além da tradicional visita técnica, que este ano será na Central Nuclear de Angra dos Reis, com ênfase nas obras da Usina de Angra 3, que estão em preparativos para serem retomadas. Como de costume, a visita será realizada no terceiro dia do evento (16/08/2019), após os dois dias de debates técnicos (14 e 15/08/2019). Esta atividade é restrita aos inscritos no SIEN, e as vagas são limitadas a 25 pessoas.

As inscrições para o SIEN 2019, que prevê a participação de 300 pessoas, estão abertas, bem como para a parceria de empresas interessadas em trazer suas tecnologias e soluções para a mesa de debates no evento e/ou expondo na EXPONUCLEAR.


PALESTRANTES CONFIRMADOS

Contra-Almirante Antônio Capistrano de Freitas Filho, Secretário de Coordenação de Sistemas do GSI/PR e Secretário-Executivo do CDPNB

Reive Barros, Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do MME

Adalberto Santos de Vasconcelos, Secretário Especial do PPI

Leonam Guimarães, Presidente da ELETRONUCLEAR

Antônio Carlos Soares Guerreiro, Diretor-Presidente da AMAZUL

Carlos Henrique Silva Seixas, Presidente da NUCLEP

Carlos Freire Moreira, Presidente da INB

Nicola Mirto Neto, Diretor Comercial da NUCLEP

Jônatas Souza da Trindade, Diretor de Lic. Amb. do IBAMA/MMA

Walter Batista Alvarenga, Presidente do IIBRAM

Victor Hugo Froner Bicca, Diretor Geral da ANM

Luiz Filipe da Silva , Engenheiro da INB

Orpet Peixoto, Vice-Presidente da ABDAN

Olga Simbalista, Conselheira da ABEN

Nivalde de Castro – Coordenador do GESEL/ UFRJ

Marcelo Gomes, Dpto.de Des. de Novas Centrais Nucleares/ELETRONUCLEAR

Claudio Almeida, Presidente da ABEN

William Fonseca Pamplona Figueiredo, FIRJAN

Nilo Almeida. Diretor Comercial da AMAZUL

 

INFORMAÇÕES

Carlos Emiliano Eleutério / Vera Rocha

(55 21) 3301-3208 / 99699-1954 /99909-9900

e-mails:  siennuclear@gmail.com / vera.planeja@gmail.com / carlos.emmiliano@gmail.cominscricao.planeja@gmail.com

Facebook: https://www.facebook.com/sieneexpo/?ref=settings

Compartilhe:

Posts Relacionados

ABEMI oferece aos associados acesso aos conteúdos exclusivos do CII
Blue White Futuristic Simple Photo Artificial Intelligence Youtube Thumbnail (33.866 X 29 Cm) (33.866 X 29 Cm) (2)
O Conselho e a Diretoria da ABEMI aprovaram o acesso de todas as empresas associadas ao vasto conhecimento...
ABEMI e KOMEA firmam parceria estratégica no setor offshore
Blue White Futuristic Simple Photo Artificial Intelligence Youtube Thumbnail (33.866 X 29 Cm) (33.866 X 29 Cm)
A Associação Brasileira de Engenharia Industrial (ABEMI) anuncia a assinatura de um acordo de parceria estratégica com a...
Desafios e oportunidades na transição energética: um panorama global
Blue White Futuristic Simple Photo Artificial Intelligence Youtube Thumbnail (33.866 X 29 Cm) (42 X 29 Cm) (5079 X 3425 Px) (2)
A transição energética é um processo complexo e desafiador, mas é essencial para enfrentar as mudanças climáticas e...