Circulo amarelo esq

Inovações de compliance e os impactos da corrrupção são temas de palestra na ABEMI

Compliance Accept Collaboration Growth Analysis Concept

Os impactos sociais e econômicos da corrupção e as inovações de compliance que podem viabilizar o combate a ela, numa ação coletiva, serão abordados, no dia 11 de dezembro próximo, em palestra que Luciana Asper Y Valdés, promotora de justiça do Distrito Federal, fará na sede da ABEMI.

Membro da Comissão de Enfrentamento à Corrupção do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Luciana foi convidada pela ABEMI para falar sobre esse tema que comprometeu seriamente os negócios do setor. Segundo ela, o grande inimigo do crescimento econômico do Brasil, da própria sustentabilidade e da produtividade dos empreendimentos não são as altas taxas de juros, a carga tributária, a falta de infraestrutura e a burocracia. “Na verdade, esses inimigos são consequência de um inimigo maior, que é a corrupção”, resume.

Construção de um novo Brasil
Para a promotora, a economia precisa mirar a causa de todos os males e a enfrentar corajosamente. “Matar a Lava-Jato e outras operações anticorrupção ou engavetar seu diagnóstico, como muitos querem, não vai acabar com a doença incubada há 500 anos. A doença não tratada vai continuar matando o empreendedorismo e o desenvolvimento econômico do Brasil, porque é impossível crescer no terreno da corrupção sistêmica e endêmica”, ressalta.

Na visão de Luciana, o setor produtivo e o Estado, juntos, têm de buscar caminhos para construir uma nova fundação para o Brasil: a integridade. “Na sedimentação desse terreno, os programas de compliance precisam dar ao empresário os argumentos para decidir e os caminhos para uma cultura de tolerância zero à propina, tanto nas relações privadas como nas público-privadas. Mais: é preciso ter uma gestão de riscos de olhar amplo e enfrentar tudo o que fragiliza a liberdade de decisão do empresário, minimizando o poder de possíveis represálias, atos de perseguição por quem foi contrariado com um não”, analisa.

Segundo ela, mesmo os empresários que decidem por uma relação mínima com o Estado, não prestando a ele qualquer serviço, podem ser severamente impactados pela corrupção. “É um problema de todos, com um enfrentamento que precisa vir de todos”, conclui.

Serviço

“Por um Brasil fundado na integridade e na pró-atividade
Quando: 11/12/18
Onde: Sede da ABEMI (Av. Paulista, 2.600 – 15º andar)
Informações: 11 3251-0333 – abemi@abemi.org.br

Editora Conteúdo/Abgail Cardoso

Compartilhe:

Posts Relacionados

ABEMI reúne diretoria e associados para reunião de planejamento estratégico 2026
URA
A ABEMI realizou, nesta semana, um encontro que sintetiza os pilares que orientam sua atuação: colaboração, visão de...
Representada por Nelson Romano, ABEMI participa de almoço de confraternização da ABIMAQ
1000276364
Nosso presidente, Nelson Romano, participou no início de dezembro, do tradicional Almoço de Confraternização da ABIMAQ/SINDIMAQ, um dos...
ABEMI realiza webinar para discutir seguro-garantia e efetividade
Vermelho Casal Fotos Formato de Coração Fotos Montagem
O Comitê Jurídico da ABEMI realizou, na manhã desta quinta-feira (28), um webinar dedicado a um dos temas...