Circulo Amarelo Esq

Kpe Engenharia cria hub de inovação aberta no setor de infraestrutura

Engineering Automation Building Design

Com atuação em complexos projetos de engenharia e construção, a Kpe Engenharia — especializada no mercado de infraestrutura pesada — inicia uma nova fase na sua jornada de inovação com a criação do Kapte Solutions Hub, iniciativa de inovação aberta com propósito de transformar o mercado de infraestrutura por meio de um ecossistema criador de soluções inovadoras e sustentáveis.

“Acreditamos que a inovação é a mola propulsora que permitirá o crescimento sustentável e perpetuidade das empresas numa economia em constante transformação, e no setor de infraestrutura e construção não seria diferente”, afirma Fernando Quintas, CEO da Kpe Engenharia.

Segundo o executivo, tecnologias exponenciais como inteligência artificial, realidade virtual e aumentada e Big Data vêm assumindo posição de destaque nas soluções inovadoras que estão revolucionando o dia a dia dos canteiros de obra, contribuindo para a digitalização dos processos, métodos construtivos mais produtivos e seguros e canais de relacionamento mais eficientes entre as empresas e seus colaboradores, clientes e fornecedores.

Gustavo Paes, Head de Inovação da Kpe Engenharia: “Novos modelos de negócios”

O Kapte deu o pontapé inicial em suas atividades com chamada pública para o Ciclo 2022.1, publicando desafios no ecossistema de inovação para atrair startups interessadas em oferecer suas soluções em três campos: Experiência dos Usuários nas Rodovias; Compras & Contratações; e Produtividade dos Serviços.

O ciclo de inovação aberta da Kpe Engenharia teve início em janeiro e terá duração de sete meses. As startups inscritas passarão por uma triagem, e as mais bem avaliadas terão a oportunidade de apresentar suas soluções a uma banca examinadora, que avaliará entendimento do problema, maturidade e capacidade de execução do time, grau de inovação tecnológica e escalabilidade do negócio.

As startups aprovadas passam para a etapa de Prova de Conceito, em que terão oportunidade de imergir no ambiente de negócios da Kpe Engenharia e demonstrar a eficácia de suas soluções em resolver desafios reais dos projetos de infraestrutura, convivendo e interagindo com equipe técnica e mentores com expertise nesse mercado.

Rodada de investimentos

O encerramento do programa acontecerá num Demoday, no qual as startups apresentarão os resultados obtidos para a banca avaliadora. As startups aprovadas poderão celebrar contratos de prestação de serviços com uma ou mais unidades de negócio da Kpe Engenharia, participar da estruturação de rodadas de investimentos com recursos de Venture Capital, ou ainda serem contratadas para projetos específicos de desenvolvimento de soluções inovadoras.

“No Kapte, buscamos transcender as fronteiras da companhia, fomentando a conexão com agentes externos dispostos a contribuir para o avanço da infraestrutura nacional, atitude que trará benefícios como redução do custo e risco no desenvolvimento de soluções, validação de produtos e serviços com a participação dos clientes e criação de novos modelos de negócio”, comenta o Head de Inovação da Kpe Engenharia, Gustavo Paes.

Editora Conteúdo

Compartilhe:

Posts Relacionados

Jornada ESG: Compromisso rumo a um futuro sustentável na Engenharia Industrial
Abemi Jornada Esg 62
A Associação Brasileira de Engenharia Industrial (ABEMI) realizou a Jornada ESG em 26 de março, um evento que...
ABEMI realiza palestra sobre os benefícios e funcionamento do CII
1
A ABEMI promoveu uma palestra sobre o Construction Industry Institute (CII), que abordou seus benefícios e funcionamento. O...
ABEMI e KOMEA firmam parceria estratégica no setor offshore
Blue White Futuristic Simple Photo Artificial Intelligence Youtube Thumbnail (33.866 X 29 Cm) (33.866 X 29 Cm)
A Associação Brasileira de Engenharia Industrial (ABEMI) anuncia a assinatura de um acordo de parceria estratégica com a...