Circulo Amarelo Esq

Novos diretores da ABEMI reforçam estratégias e planejam ações para a associação

Business Meeting

A diretoria da ABEMI conta com dois novos integrantes. A advogada Maria de Castro Michielin é a nova diretora do Jurídico. O engenheiro Telmo Ghiorzi assumiu a função de diretor de Relações Institucionais, criada este ano na entidade. Confira como eles planejam reforçar a posição e a atuação da ABEMI.

Diversidade na diretoria

Maria Michielin, da BNZ Advogados: suporte jurídico e institucional à ABEMI

Sócia da área de Infraestrutura do escritório Braga Nascimento e Zilio (BNZ Advogados), Maria de Castro Michielin é a primeira mulher a integrar a diretoria da ABEMI. Ela é advogada e máster em Direito Empresarial e Direito Econômico pela FGV e pela Ohio University, respectivamente.
Maria desenvolveu uma carreira de grande sucesso nas áreas de infraestrutura, mercado financeiro e fusões e aquisições.

Durante quase 20 anos, foi general counsel do Grupo Arteris de Concessões e diretora de todas as empresas do grupo, tratando de temais gerais de infraestrutura, regulação e assuntos relacionados.
“Também coordenei por muitos anos o Comitê Jurídico da Associação Brasileira de Concessões de Rodovias (ABCR). Atualmente, no BNZ Advogados desenvolvo a área de concessões e parcerias público-privadas”, informa Maria, eleita em 2017 uma das diretoras jurídicas mais admiradas do país pela Análise Editora.

Convidada pela alta administração da ABEMI, Maria foi nomeada em dezembro de 2019 e tem como principais desafios dar suporte jurídico institucional para a associação, buscando o fortalecimento da entidade e das empresas associadas. A primeira medida foi a criação de um grupo de trabalho para questões jurídicas, que começou a atuar em janeiro. “Vamos criar um ambiente de troca de experiências entre os departamentos legais”, diz.

Como primeira mulher a integrar a diretoria da ABEMI, Maria afirma que se sentiu lisonjeada e lembra que também foi a primeira diretora jurídica nas concessões de rodovias. “Minha nomeação na ABEMI é uma conquista afinada com as modernas realidades do nosso milênio e uma forma de fazer justiça à competência e ao profissionalismo, independentemente de gênero”, conclui.

Consenso e convergência 
Engenheiro mecânico formado pela Universidade de Brasília, mestre em engenharia de petróleo pela Unicamp, doutor em economia pela UFRJ e pós-doutor em administração pública pela FGV, Telmo Ghiorzi foi nomeado diretor de Relações Institucionais da ABEMI, trazendo para a entidade 33 anos de experiência profissional. Telmo é diretor de Relações Empresariais do grupo UTC, que controla a UTC Engenharia S.A.

Telmo Ghiorzi, do grupo UTC: ações para que o setor industrial  retome  suas atividades nos próximos anos

Consciente da necessidade de o setor industrial retomar com maior vigor sua atividade, ele tem como principal desafio na diretoria da ABEMI coordenar o processo de construção de consenso e convergência com outras instituições privadas e governamentais. “Assim podemos obter avanços rápidos e eficazes no arcabouço regulatório que molda a dinâmica do setor industrial”, afirma.

Em destaque nos planos de 2020 está a necessidade de rever as medidas regulatórias do setor de óleo e gás. “As recentes reformas, iniciadas ainda no governo Temer, estão produzindo o desejável efeito de manter crescente a produção brasileira. Mas é preciso refinar regras que podem fazer a evolução da produção manifestar-se também no crescimento do segmento formado pelos fornecedores, como é o caso de grande parte das associadas da ABEMI”, explica.

Segundo Telmo, isso se aplica às regras de conteúdo local, às regras sobre os recursos de pesquisa, desenvolvimento e inovação, às compras públicas e, também, ao REPETRO, o regime fiscal especial do setor de petróleo. “Todo esse conjunto precisa ser repensado com a perspectiva e o propósito de tornar as regras indutoras do crescimento econômico do setor e, portanto, do país”, resume.

Editora Conteúdo/Abgail Cardoso

Compartilhe:

Posts Relacionados

Jornada ESG: Compromisso rumo a um futuro sustentável na Engenharia Industrial
Abemi Jornada Esg 62
A Associação Brasileira de Engenharia Industrial (ABEMI) realizou a Jornada ESG em 26 de março, um evento que...
ABEMI realiza palestra sobre os benefícios e funcionamento do CII
1
A ABEMI promoveu uma palestra sobre o Construction Industry Institute (CII), que abordou seus benefícios e funcionamento. O...
ABEMI e KOMEA firmam parceria estratégica no setor offshore
Blue White Futuristic Simple Photo Artificial Intelligence Youtube Thumbnail (33.866 X 29 Cm) (33.866 X 29 Cm)
A Associação Brasileira de Engenharia Industrial (ABEMI) anuncia a assinatura de um acordo de parceria estratégica com a...