Circulo Amarelo Esq

Programa ABEMI-SENAI lançará curso de especialização para encanadores industriais

Curso De Encanador Do Senai.curitiba 24 07 2012. Foto Mauro Frasson.

Um novo curso de formação inicial continuada (FIC) será lançado em breve como resultado do Programa ABEMI-SENAI. Desta vez, o curso destina-se a encanadores industriais com foco em fabricação de spools. O diretor da ABEMI e líder do tema Produtividade, Oscar Simonsen, informa que o processo para formatação do conteúdo do curso foi semelhante ao FIC de montagem de estruturas, lançado em junho deste ano.

Empresas do ramo enviaram, no dia 7 de novembro, supervisores com grande vivência para contribuir com os técnicos de educação do SENAI na construção do conteúdo. Participaram supervisores da Montcalm, Niplan e Toyo Setal, numa reunião realizada na Escola SENAI de Cubatão, escolhida porque a unidade possui estrutura, equipamentos e corpo técnico especializado na formação de encanadores industriais.

Simonsen destaca que a Montcalm já assumiu o compromisso de formar uma turma para o novo FIC numa obra que a empresa irá executar em Santo André (SP). A Montcalm foi pioneira também na aplicação do FIC de montagem de estruturas, com duas turmas de 16 trabalhadores que atuam na obra de Rio Grande (RS). A Toyo Setal terá uma turma de FIC de montagem de estruturas em 2020.

Oscar, da Moltcalm: “Com a qualificação podemos aumentar a produtividade e a qualidade nos canteiros de obras”

Aumentar a produtividade

O Programa ABEMI-SENAI surgiu por iniciativa da ABEMI, que tem o objetivo permanente de fomentar o aumento da produtividade e da qualidade nos canteiros de obras. “Essa é uma batalha antiga nossa. O Brasil apresenta índices de produtividade bem menores em comparação com os Estados Unidos e a Europa. Isso ocorre por deficiências na formação e baixo nível de instrução”, explica Simonsen.

A ideia de propor ao SENAI a construção de cursos de especialização do tipo FIC, que são mais práticos e rápidos, surgiu durante uma viagem que Simonsen fez aos Estados Unidos alguns anos atrás para conhecer como é feita a formação de mão de obra por lá. “Vi que eles fazem cursos de pequena duração próximo ao local de trabalho. No fim de 2018, fomos ao SENAI e tivemos a agradável surpresa de saber que eles poderiam nos ajudar na criação desses cursos de especialização”, afirma.

Perto do canteiro

Os cursos do Programa ABEMI-SENAI podem ser aplicados em qualquer lugar do Brasil, em instalações próximas à obra. A empresa contratante oferece transporte e lanche para os participantes.“Para o trabalhador que participa de um curso desses, é uma oportunidade de se desenvolver, de fazer uma especialização de nível excelente. Para a empresa, o investimento é pequeno se comparado com os benefícios que terá com pessoas mais capacitadas”, diz Simonsen.

Os cursos são destinados a trabalhadores que atuam na área, mas não tiveram uma formação teórica. Além de conteúdo técnico específico, as aulas abordam questões comportamentais, saúde, segurança, meio ambiente e organização.

Como contratar

Para contratar os cursos, as associadas devem entrar em contato com a unidade do SENAI onde irá ocorrer o treinamento, mencionando o nome Curso de Formação Inicial Continuada para montador de estrutura metálica e, em breve, o Curso de Formação Continuada para encanadores industriais – fabricação de spools. Em caso de dúvida, basta procurar Eduardo Cremonês, da Gerência de Educação: 11 3146-7266 ou eduardo.cremones@sp.senai.br.

Editora Conteúdo/Abgail Cardoso

 

 

Compartilhe:

Posts Relacionados

Jornada ESG: Compromisso rumo a um futuro sustentável na Engenharia Industrial
Abemi Jornada Esg 62
A Associação Brasileira de Engenharia Industrial (ABEMI) realizou a Jornada ESG em 26 de março, um evento que...
ABEMI realiza palestra sobre os benefícios e funcionamento do CII
1
A ABEMI promoveu uma palestra sobre o Construction Industry Institute (CII), que abordou seus benefícios e funcionamento. O...
ABEMI e KOMEA firmam parceria estratégica no setor offshore
Blue White Futuristic Simple Photo Artificial Intelligence Youtube Thumbnail (33.866 X 29 Cm) (33.866 X 29 Cm)
A Associação Brasileira de Engenharia Industrial (ABEMI) anuncia a assinatura de um acordo de parceria estratégica com a...