Programa ABEMI-SENAI lançará curso de especialização para encanadores industriais

Programa ABEMI-SENAI lançará curso de especialização para encanadores industriais

Um novo curso de formação inicial continuada (FIC) será lançado em breve como resultado do Programa ABEMI-SENAI. Desta vez, o curso destina-se a encanadores industriais com foco em fabricação de spools. O diretor da ABEMI e líder do tema Produtividade, Oscar Simonsen, informa que o processo para formatação do conteúdo do curso foi semelhante ao FIC de montagem de estruturas, lançado em junho deste ano.

Empresas do ramo enviaram, no dia 7 de novembro, supervisores com grande vivência para contribuir com os técnicos de educação do SENAI na construção do conteúdo. Participaram supervisores da Montcalm, Niplan e Toyo Setal, numa reunião realizada na Escola SENAI de Cubatão, escolhida porque a unidade possui estrutura, equipamentos e corpo técnico especializado na formação de encanadores industriais.

Simonsen destaca que a Montcalm já assumiu o compromisso de formar uma turma para o novo FIC numa obra que a empresa irá executar em Santo André (SP). A Montcalm foi pioneira também na aplicação do FIC de montagem de estruturas, com duas turmas de 16 trabalhadores que atuam na obra de Rio Grande (RS). A Toyo Setal terá uma turma de FIC de montagem de estruturas em 2020.

Oscar, da Moltcalm: “Com a qualificação podemos aumentar a produtividade e a qualidade nos canteiros de obras”

Aumentar a produtividade

O Programa ABEMI-SENAI surgiu por iniciativa da ABEMI, que tem o objetivo permanente de fomentar o aumento da produtividade e da qualidade nos canteiros de obras. “Essa é uma batalha antiga nossa. O Brasil apresenta índices de produtividade bem menores em comparação com os Estados Unidos e a Europa. Isso ocorre por deficiências na formação e baixo nível de instrução”, explica Simonsen.

A ideia de propor ao SENAI a construção de cursos de especialização do tipo FIC, que são mais práticos e rápidos, surgiu durante uma viagem que Simonsen fez aos Estados Unidos alguns anos atrás para conhecer como é feita a formação de mão de obra por lá. “Vi que eles fazem cursos de pequena duração próximo ao local de trabalho. No fim de 2018, fomos ao SENAI e tivemos a agradável surpresa de saber que eles poderiam nos ajudar na criação desses cursos de especialização”, afirma.

Perto do canteiro

Os cursos do Programa ABEMI-SENAI podem ser aplicados em qualquer lugar do Brasil, em instalações próximas à obra. A empresa contratante oferece transporte e lanche para os participantes.“Para o trabalhador que participa de um curso desses, é uma oportunidade de se desenvolver, de fazer uma especialização de nível excelente. Para a empresa, o investimento é pequeno se comparado com os benefícios que terá com pessoas mais capacitadas”, diz Simonsen.

Os cursos são destinados a trabalhadores que atuam na área, mas não tiveram uma formação teórica. Além de conteúdo técnico específico, as aulas abordam questões comportamentais, saúde, segurança, meio ambiente e organização.

Como contratar

Para contratar os cursos, as associadas devem entrar em contato com a unidade do SENAI onde irá ocorrer o treinamento, mencionando o nome Curso de Formação Inicial Continuada para montador de estrutura metálica e, em breve, o Curso de Formação Continuada para encanadores industriais – fabricação de spools. Em caso de dúvida, basta procurar Eduardo Cremonês, da Gerência de Educação: 11 3146-7266 ou eduardo.cremones@sp.senai.br.

Editora Conteúdo/Abgail Cardoso

 

 

Compartilhar notícia: Facebook Twitter Pinterest Google Plus StumbleUpon Reddit RSS Email

Comentários