Circulo Amarelo Esq

Referência mundial em inovação e boas práticas da indústria, CII assina parceria com ABEMI

Worker Holding His Helmet

A parceria com o CII (Construction Industry Institute), que vinha sendo tratada pelo GT de Inovação e Tecnologia, dada a importância do programa, passou a ser conduzida de forma independente. Esta parceria, referência mundial em inovação e boas práticas na indústria de projetos de capital, busca tornar a ABEMI a protagonista do salto de performance da indústria de engenharia e construção no Brasil.

Com um investimento de USD 180 mil até 2025, a ABEMI, assinou o acordo de filiação com a CII, Construction Industry Institute, no final de 2020, o que está possibilitando aos associados participarem do programa a custos extremamente competitivos. Importante destacar que desde 2019 a ABEMI vem conversando sobre o programa de afiliação global.

O CII, com sede na Universidade do Texas em Austin e criado em 1983, é um consórcio de mais de 130 empresas líderes de Owners, Contractors e Suppliers. Estas organizações juntaram-se para, por meio de pesquisa e desenvolvimento, produzir melhores práticas e recursos para sua implantação, criando soluções inovadoras que melhoram tangivelmente a segurança e a eficiência dos projetos de capital.

“Nosso objetivo é buscar e apresentar aos associados as melhores práticas e soluções tecnológicas do mercado internacional”, explica Alejandro Daniel Castaño, coordenador deste programa e diretor de projetos da Odebrecht Engenharia e Construção. Isto porque o CII é focado em processos bem definidos e desenvolvidos a partir de benchmarks mundial.

Assim, o acordo estabelecido entre a ABEMI e o CII prevê implementação de programas com as melhores práticas, como o de Liderança Executiva, avaliação de performance, participação nas equipes de pesquisa e nos comitês setoriais. E ainda preconiza resultados de pesquisas, recursos da Base de Conhecimento, publicações, ferramentas e metodologias.

Com a filiação global da ABEMI, “as associadas da ABEMI terão acesso a uma biblioteca de mais de 200 trabalhos acadêmicos com soluções para problemas nas diversas áreas de um empreendimento. É uma base fantástica de informação sobre melhores práticas”, afirma Castâno.

CII na visão dos associados

Oscar Simonsen, diretor superintendente da Montecalm, empresa associada da ABEMI, explicou que o desejo de se tornar associada do CII é antigo, não realizado em função do custo envolvido. “O acordo entre ABEMI e CII possibilitou a concretização deste objetivo”.

Simonsen afirma que a “melhoria dos sistemas de gestão e dos processos é o caminho para o aumento da produtividade de uma empresa e como consequência, de sua continuidade. E a adoção de novos sistemas de administração e novas técnicas, com muita frequência, decorre da observação do que está ocorrendo no mercado regional e no mundo, por meio de publicações, participações em feiras e mesmo em canteiros de obras de empresas concorrentes”.

Michel Cleber Rossi, da Queiroz Galvão Brasil

Dessa forma, continua o superintendente, o CII, como um instituto de pesquisa com foco em procurar, estudar, registrar e disponibilizar para suas associadas as melhores práticas de engenharia, se torna um importante instrumento de gestão. “Nossa expectativa é ter acesso às técnicas de gestão e procedimentos nos setores de Qualidade, Sistemas de Gestão e Tecnologia nas atividades da Montagem Industrial”, afirma.

De visão semelhante compartilha Michel Cleber Rossi, responsável pelo setor de engenharia da Queiroz Galvão Brasil. “Estamos vivendo o momento da indústria 4.0 e precisamos conhecer as tendências do mercado, quanto às novas tecnologias e equipamentos. O objetivo é aumentar a nossa produtividade, qualidade e reduzir custos para assim melhorar a ainda mais a competividade”.

Assim, a nossa filiação ao CII “vai nos permitir uma aproximação com a melhores práticas mundiais em termos de construção civil, tecnologia e assim adotarmos políticas de implantação diferenciada de Inovação e Tecnologia a nosso favor”, finaliza.

Editora Conteúdo/Fiorella Fatio

 

Compartilhe:

Posts Relacionados

ABEMI participa de evento naval/offshore organizado pela Petrobras e IBP
Img 20240425 Wa0048 (1)
A ABEMI esteve presente no evento realizado na última quinta-feira, dia 18/04, no Rio de Janeiro (RJ), em...
Jornada ESG: Compromisso rumo a um futuro sustentável na Engenharia Industrial
Abemi Jornada Esg 62
A Associação Brasileira de Engenharia Industrial (ABEMI) realizou a Jornada ESG em 26 de março, um evento que...
ABEMI realiza palestra sobre os benefícios e funcionamento do CII
1
A ABEMI promoveu uma palestra sobre o Construction Industry Institute (CII), que abordou seus benefícios e funcionamento. O...