Circulo Amarelo Esq

ABEMI participa das comemorações dos 10 anos do Parque Tecnológico de Sorocaba

Img 20221107 Wa0016 720x540

A ABEMI, representada por seu diretor executivo, Matias Fernandez e pelo diretor do Instituto ProEC 4.0, Mauricio Godoy, participaram das comemorações de 10 anos de atividades do Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), nos dias 07 e 08 de novembro. O evento comemorativo teve a participação do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim, além de diversas autoridades municipais e estaduais.

Na ocasião, o ministro falou sobre projeções tecnológicas para o Brasil e para a região e, ainda, da indústria 4.0. “Já fizemos algumas ações e parcerias que vieram para a cidade e com isso transborda conhecimento científico-tecnológico para as empresas da região. Sorocaba e o entorno dela tem uma tradição e potência empresarial e tais negócios precisam ser apoiadas porque acabam gerando código de trabalho, nota fiscal e assim a sociedade avança”, destacou.
O PTS reúne hoje 40 empresas, 10 instituições de ensino superior e seis laboratórios, além de 37 startups conectadas aos programas de incubação, na qual gera visitas e reconhecimento por parte de empresários e adeptos às modernizações tecnológicas. Porém, para os próximos meses a expectativa é de avanço.

Canteiros digitais

Neste espaço será construído o NESCOR 4.0 (Núcleo de Engenharia e Construção), que contará com ambiente físico externo, onde equipamentos utilizados em “canteiros digitais” estarão operando e disponíveis para atividades de pesquisa e desenvolvimento, ensino, testes etc.  Vale reforçar que este Núcleo é o resultado do Instituto ProEC 4.0, que tem como participantes as entidades ABEMI, o Instituto de Engenharia (IE) e o Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada – Infraestrutura (SINICON), além da parceria com a Deloitte e com o Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS).

O Instituto nasceu em 2021, uma vez que a diretoria da ABEMI percebeu a importância de estimular, fomentar e prover pesquisas e desenvolvimentos de inovações tecnológicas para as atividades do setor de engenharia e construção;além de disseminar a produção e transferência de conhecimento tecnológico. Desta forma, destaca Godoy, “o Brasil precisa voltar a ser referência, quando se fala em engenharia industrial e construção pesada. Daí que o Instituto e o NESCOR vêm para ocupar este espaço no setor, tendo como um dos motes a aplicação de tecnologia e inovação para o ganho de produtividade.

O presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba, Nelson Cancellara, também fez referência a importância do evento. “Para nós, do Parque Tecnológico, é um grande prazer estarmos comemorando esses 10 anos de trabalhos, em que, além de fomentar o desenvolvimento de novas tecnologias, promovemos a formação e o aperfeiçoamento profissional, por meio de cursos, palestras e eventos oferecidos à população, os quais contribuem muito para a oferta de mão de obra especializada em nossa região”, comentou.

Editora Conteúdo

Legenda da foto: (da esq. para dir.) Nelson Cancellara (presidente PTS); Viviane Nunes (diretora Relações Institucionais SINICON); Danielle Ávila (Deloitte); Maurício Godoy (diretor ABEMI e Instituto ProEC) e Matias Fernandez (diretor executivo ABEMI).

Compartilhe:

Posts Relacionados

Jornada ESG: Compromisso rumo a um futuro sustentável na Engenharia Industrial
Abemi Jornada Esg 62
A Associação Brasileira de Engenharia Industrial (ABEMI) realizou a Jornada ESG em 26 de março, um evento que...
ABEMI realiza palestra sobre os benefícios e funcionamento do CII
1
A ABEMI promoveu uma palestra sobre o Construction Industry Institute (CII), que abordou seus benefícios e funcionamento. O...
ABEMI e KOMEA firmam parceria estratégica no setor offshore
Blue White Futuristic Simple Photo Artificial Intelligence Youtube Thumbnail (33.866 X 29 Cm) (33.866 X 29 Cm)
A Associação Brasileira de Engenharia Industrial (ABEMI) anuncia a assinatura de um acordo de parceria estratégica com a...