Circulo Amarelo Esq

O Brasil precisa de investimentos urgentes em infraestrutura nos próximos anos

Technology Screen With High Speed Motion Blur

Falar de investimentos em infraestrutura é dizer de uma das maiores prioridades do Brasil, tanto em termos econômicos como de qualidade de vida e saúde pública.

Porém, os gargalos financeiros são limitantes quando se trata de infraestrutura, provocando gargalos no desenvolvimento brasileiro. Entretanto, não se pode ignorar o desafio de aumentar a participação de fontes privadas de recursos e isto é uma questão crítica do setor.

É fato que a infraestrutura possibilita a atração de investimentos, geração de empregos, crescimento econômico e, também o aumento na competitividade do país frente a mercados internacionais. Entretanto, no que diz respeito ao financiamento dos projetos, permanece o desafio de aumentar a participação de fontes privadas de recursos. A falta de alternativas privadas adequadas ao financiamento é uma das questões mais críticas para a expansão do setor.

O governo tem feito esforços para aumentar a participação do setor privado. Tanto que promulgou a Lei 12.431/11 que concede benefícios tributários para aplicações financeiras em títulos emitidos para financiar investimentos em infraestrutura.

Públicos ou privados, estes financiamentos devem ser a alavanca do desenvolvimento do país, num mundo marcado, recentemente, por mudanças econômicas em razão da pandemia e pela na Ucrânia. Tudo isso exige resposta rápidas, com risco de mais uma vez o Brasil ficar aquém no desenvolvimento mundial. A palavra de ordem, sem dúvida, é investimentos já.

Para tanto, o caminho é claro: é urgente reformular a regulação das áreas de infraestrutura, tornando-a mais atraente para investidores privados, nos moldes do que foi feito com o saneamento básico.

Reativar a economia

A boa notícia é que o Brasil está se preparando para esse necessário choque de investimentos em infraestrutura. O presidente recém-eleito, Luiz Inácio Lula da Silva já sinalizou em seus discursos a importância do setor e tem como objetivo de lançar um grande programa de infraestrutura para reativar a economia do Brasil.

Assim, para viabilizar o setor, um dos pontos importantes é reforçar e ampliar o papel de fomento do BNDES nos investimentos de longo prazo, com taxas de juros compatíveis com os retornos dos projetos. Outro ponto é a implantação de projetos de proteção ambiental que contribuirá para a captação de recursos externos e para o acesso ao mercado de carbono. E ainda aprovar o PL 2646/20, que trata das debêntures de infraestrutura, para captar investidores institucionais, fundamentais nos projetos de longo prazo.

Certamente uma agenda futura consistente para o setor exigirá um trabalho conjunto do setor público com a iniciativa privada. E a ABEMI (Associação Brasileira de Engenharia Industrial) é protagonista nesta cruzada.

IMG_6740 (*) Joaquim Maia, presidente da ABEMI; consultor da Toyo Setal e diretor executivo da JMA Assessoria Marketing e Representações

 

 

Compartilhe:

Posts Relacionados

ABEMI oferece aos associados acesso aos conteúdos exclusivos do CII
Blue White Futuristic Simple Photo Artificial Intelligence Youtube Thumbnail (33.866 X 29 Cm) (33.866 X 29 Cm) (2)
O Conselho e a Diretoria da ABEMI aprovaram o acesso de todas as empresas associadas ao vasto conhecimento...
ABEMI e KOMEA firmam parceria estratégica no setor offshore
Blue White Futuristic Simple Photo Artificial Intelligence Youtube Thumbnail (33.866 X 29 Cm) (33.866 X 29 Cm)
A Associação Brasileira de Engenharia Industrial (ABEMI) anuncia a assinatura de um acordo de parceria estratégica com a...
Desafios e oportunidades na transição energética: um panorama global
Blue White Futuristic Simple Photo Artificial Intelligence Youtube Thumbnail (33.866 X 29 Cm) (42 X 29 Cm) (5079 X 3425 Px) (2)
A transição energética é um processo complexo e desafiador, mas é essencial para enfrentar as mudanças climáticas e...