Para avançar em seu propósito de incentivar a inovação e aproximar as associadas do mundo das startups, executivos da Associação Brasileira de Engenharia Industrial (ABEMI) fizeram, em junho, uma visita ao Cubo Itaú, o “olho do furacão” quando se pensa em empreendedorismo tecnológico na América Latina.
Criado em 2015 pelo Itaú Unibanco e o fundo Redpoint eventures, hoje o centro reúne cerca de 180 startups e 1.800 empreendedores focados em novas formas de fazer as coisas e novos modelos de negócios. O objetivo do Cubo Itaú é aproximar empreendedores, empresas, investidores e universidades.
“Foi uma visita muito boa. Nem parecia que estávamos no Brasil. Nosso grupo de Inovação e Tecnologia, coordenado por Marcelo Neves Ferreira, terá um trabalho maravilhoso pela frente, pois vamos trazer as startups de interesse do setor para a ABEMI”, destaca o presidente da ABEMI, Gabriel Aidar Abouchar .
O diretor Joaquim Maia lembra que a sugestão de visitar o Cubo Itaú veio de Rawlinson Terrabuio, da Beenoculus, uma startup associada da ABEMI que faz parte do lugar. A diretoria da ABEMI conheceu oito startups – entre elas a Beenoculus – que podem ajudar a ABEMI a trabalhar em temas ligados à produtividade, planejamento, diminuição de custos e melhoria de processos em construtoras, empresas de montagem e engenharia.
“Foi uma visita extremamente impactante. Identificamos uma série de itens em que as startups podem nos ajudar no caminho do desenvolvimento de novas tecnologias que terão impacto positivo na produtividade e na qualidade”, afirma Maia.
Um dos desdobramentos previstos será o encontro de Marcelo Neves Ferreira com o grupo de gerenciamento de demandas do Cubo, que recebe as necessidades ou desafios do mercado e as distribui entre as startups participantes desse centro de empreendedorismo tecnológico.
Editora Conteúdo/Abgail Cardoso