Circulo amarelo esq

ABEMI debate COP 30, transição energética e ESG em evento com lançamento de e-book

1000281241

A Associação Brasileira de Engenharia Industrial (ABEMI) promoveu, em São Paulo, um encontro para discutir os desdobramentos da COP 30, a transição energética e os desafios da agenda ESG na engenharia industrial. O evento marcou o lançamento do e-book do Comitê ESG da entidade, que reúne reflexões e experiências construídas ao longo dos últimos dois anos.

O debate reforçou a necessidade de avançar da teoria para a prática diante da intensificação das mudanças climáticas e das crescentes demandas regulatórias e sociais. Para a Dra. Maria Christina Menezes, mentora e consultora em saúde ocupacional e ESG na UTC, os efeitos do clima extremo já impactam diretamente o ambiente de trabalho. “Eventos extremos, como calor intenso e chuvas severas, afetam a saúde ocupacional e exigem uma atuação integrada entre empresas, governos e sociedade”, afirmou.

Sob a ótica da governança, Patrícia Fiad, coordenadora jurídica da EGTC Infra e do Comitê ESG da ABEMI, destacou o papel da iniciativa privada.“O e-book lançado hoje é resultado de um processo contínuo de troca e aprendizado e reforça a importância das empresas na consolidação de práticas sustentáveis, para além das exigências legais”, disse.

Práticas efetivas

Ao contextualizar o histórico das Conferências do Clima, Reginaldo Soares, assistente de Sustentabilidade do Grupo Cobra, ressaltou a importância de compreender a trajetória das negociações internacionais. “Entender o caminho percorrido pelas COPs é fundamental para compreender o estágio atual da agenda climática e como as decisões globais impactam diretamente a indústria e os projetos de engenharia”, afirmou.

1000281280

Com vivência nas negociações internacionais, Gustavo Lamanna, gerente de Estratégia e Sustentabilidade da Deloitte, ressaltou o foco em implementação observado na COP 30.“O ESG passou a ser visto como oportunidade estratégica. Há capital disponível, mas voltado a projetos maduros e com impacto real”, destacou.

Jaqueline Barros, Compliance Officer e DPO do Grupo CymiBR, reforçou que o momento exige ação concreta.“A COP 30 marca uma virada ao evidenciar a necessidade de transformar compromissos em práticas efetivas, com foco em governança e infraestrutura resiliente”, afirmou.

Ao reunir especialistas e lideranças do setor, a ABEMI reafirma seu compromisso com o fortalecimento da agenda ESG e com o papel da engenharia industrial na construção de um desenvolvimento mais sustentável.

Share:

Related Posts

Webinar da ABEMI reúne especialistas para esclarecer pontos da Reforma Tributária da Renda
Cartão de visita retangular spa sofisticado neutro (2)
A ABEMI realizou no início de dezembro um webinar dedicado a analisar os principais impactos da Reforma Tributária...
ABEMI apoia Pacto Brasil pela Infraestrutura para dobrar investimentos e impulsionar crescimento até 2030
Cartão de visita retangular spa sofisticado neutro
Onze entidades representativas do setor de infraestrutura e construção lançam, nesta quinta-feira (11/12), o Pacto Brasil pela Infraestrutura,...
ABEMI reúne diretoria e associados para reunião de planejamento estratégico 2026
URA
A ABEMI realizou, nesta semana, um encontro que sintetiza os pilares que orientam sua atuação: colaboração, visão de...