A ABEMI e outras oito entidades, entregaram correspondência na qual reiteraram seu apoio à implementação do Marco Legal do Saneamento junto ao Ministro Chefe da Casa Civil, Rui Costa dos Santos. Este documento foi entregue pelo Presidente da CBIC, José Carlos Martins. Essas entidades reafirmaram a disposição das entidades em colaborar com o Governo Federal no empenho em atrair investimentos e criar as demais condições objetivas para reverter o atual déficit de atendimento, tendo em vista que a universalização de serviços demandará um engajamento e comprometimento de toda a cadeia de fornecimento do setor.
O documento afirma ainda que não será possível universalizar o setor de saneamento, se houver qualquer percepção de insegurança no ambiente institucional e/ou regulatório do setor. E destaca a importância de somar esforços para levar os serviços de esgotamento sanitário a mais de 50% da população e abastecimento de água a 15%. Recuperar a dívida histórica que o País tem com essas pessoas é urgente.
As entidades signatárias representam empresas ligadas a toda a cadeia de fornecimento de saneamento, bem como, investidores e demais prestadores de serviços do setor . Assinam o documento:
- ABEMI – Associação Brasileira de Engenharia Industrial
- ABDIB – Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base
- ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos
- CBIC – Câmara Brasileira da Indústria da Construção
- SINDESAM – Sistema Nacional das Indústrias de Equipamentos para Saneamento Básico e Ambiental
- ABCON / SIDICOM – Associação e Sindicato Nacional das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto
- SINDUSCON-SP – Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo
- SINICON – Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada – Infraestrutura
- FIRJAN – Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro
Editora Conteúdo