Circulo amarelo esq

O papel da energia nuclear na transição energética foi tema de webinar da ABEMI

Cópia De Post Feed Fotográfico Moderno Fashion Branco E Lilás (1)

A palestra realizada pela ABEMI sobre “O Papel da Energia Nuclear na Transição Energética no Brasil e no Mundo” foi apresentada por Leonam Guimarães, coordenador do comitê de C&T da AMAZUL (Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A). Ele destacou a importância da energia nuclear para a transição energética, afirmando que sem ela, não seria possível alcançar uma descarbonização profunda necessária para mitigar as mudanças climáticas.

Guimarães iniciou sua exposição contextualizando historicamente a energia nuclear, mencionando que o primeiro reator a produzir energia útil foi o protótipo do submarino nuclear Nautilus, em 1954. Em 1957, a mesma equipe construiu a usina de Shippingport, que estabeleceu o paradigma para todas as futuras usinas nucleares.

Tecnologia madura

Atualmente, a energia nuclear é considerada uma tecnologia madura com mais de 50 anos de desenvolvimento, exemplificada por 436 usinas operacionais ao redor do mundo e uma vasta experiência operacional. Guimarães ressaltou que os acidentes históricos, como Three Mile Island e Chernobyl, ocorreram em períodos de imaturidade da indústria e levaram ao desenvolvimento de uma cultura de segurança nuclear, fundamental para a alta confiabilidade dos reatores modernos. Ele também mencionou o acidente de Fukushima, causado por desastres naturais, e como as lições aprendidas influenciam os projetos contemporâneos.

Captura De Tela 2024 05 21 122721
Webinar organizado pelo Comitê de Transição Energética da ABEMI contou com a participação de associados da entidade e interessados no tema

Os reatores da terceira geração atualmente em construção incorporam essas lições e avanços tecnológicos para melhorar segurança e produtividade. No horizonte, a quarta geração de reatores promete mudanças paradigmáticas, com novos tipos de combustíveis e fluidos de resfriamento, como reatores resfriados a sódio, de alta temperatura, e reatores de sal fundido, entre outros.

Os pequenos reatores modulares (SMR) estão ganhando destaque no contexto da descarbonização e segurança energética. Esses reatores oferecem flexibilidade de aplicação, incluindo produção de calor e hidrogênio, e são ideais para grandes consumidores industriais. Guimarães enfatizou o potencial dos SMRs para penetrar no setor de transporte e em aplicações não elétricas, como dessalinização e processos industriais de difícil abatimento de carbono.

Ele também mencionou as perspectivas de energia nuclear offshore e submarina, importantes para a exploração dos fundos marinhos, e as aplicações espaciais, com pequenos reatores possibilitando a exploração do espaço exterior e propulsão de foguetes. A fusão nuclear também foi abordada como uma promissora, embora distante, fonte de energia.

Editora Conteúdo

Share:

Related Posts

Artigo - O Brasil tem gás. O desafio agora é transformá-lo em desenvolvimento
Live Saúde Bucal Instagram Post (Post para Instagram (45))
O Brasil vive um momento singular no mercado de gás natural. Depois de décadas investindo na exploração de...
ABEMI destaque em reportagem do BNamericas sobre círculo virtuoso de investimentos
Post feed fotográfico moderno fashion branco e lilás (Post para Instagram (45)) (1)
A ABEMI foi destaque em reportagem publicada pela BNamericas, uma das principais plataformas de informação e inteligência de mercado...
ABEMI acompanha debates e oportunidades e negócios na Expo USIPA 2026
1000348513
A ABEMI esteve presente na 36ª edição da Expo Usipa, realizada em Ipatinga (MG), entre os dias 8...