Circulo amarelo esq

Uma nova gestão e um futuro em construção

Ura6729 Editar Editar

É com grande satisfação que assumo, mais uma vez, a Presidência da ABEMI — uma associação que, há mais de seis décadas, representa com excelência e compromisso o setor de engenharia industrial no Brasil. Agradeço a confiança e a oportunidade de contribuir com esta nova fase da entidade.

Tive a honra de assumir a presidência da ABEMI pela primeira vez em 2016, num momento particularmente desafiador para o país. Enfrentávamos uma economia estagnada, com juros altos, inflação crescente e a perda do grau de investimento. Esses fatores impactaram diretamente o setor de engenharia, reduzindo a demanda por projetos e exigindo muito da capacidade de adaptação das empresas e da própria ABEMI.

Hoje, o cenário é mais favorável. Temos uma engenharia ativa e um mercado aquecido, mas ainda lidamos com desafios relevantes, como a crescente concorrência internacional, os juros elevados, a oscilação cambial e os riscos inflacionários. Nesse contexto, a atuação das entidades de classe se torna ainda mais essencial.

Como afirmei em minha primeira posse, e reitero agora, as associações têm um papel fundamental ao atuar com ética, transparência e compromisso, buscando soluções estruturantes e defendendo os interesses do setor de forma coletiva. Isoladamente, mesmo as maiores empresas enfrentam barreiras para dialogar com o governo, as estatais e as agências reguladoras. Unidos na ABEMI, temos voz mais forte, articulada e respeitada.

Quero também reconhecer e parabenizar as gestões anteriores, que fizeram um trabalho notável na reconstrução da força e da relevância da ABEMI. Internamente, a entidade também avançou: tornou-se mais moderna, dinâmica e conectada com as transformações do setor e da sociedade. Hoje, temos uma ABEMI sólida, respeitada e preparada para liderar com protagonismo os debates que moldam o presente e o futuro da engenharia nacional.

Seguiremos nesse caminho, com uma gestão participativa, aberta ao diálogo e à inovação. Nossa prioridade é atender às demandas das empresas associadas, ampliar a representatividade do setor e gerar impactos positivos para o país.

Convido todos os associados a se engajarem nas comissões e grupos de trabalho da ABEMI. Tragam suas ideias, suas demandas, seus desafios. Vamos construir juntos soluções que fortaleçam nossas empresas, nossa engenharia e contribuam para o desenvolvimento sustentável do Brasil.

Nelson Romano
Presidente da ABEMI (Gestão 2025–2028)

Share:

Related Posts

ABEMI debate COP 30, transição energética e ESG em evento com lançamento de e-book
1000281241
A Associação Brasileira de Engenharia Industrial (ABEMI) promoveu, em São Paulo, um encontro para discutir os desdobramentos da...
Webinar da ABEMI reúne especialistas para esclarecer pontos da Reforma Tributária da Renda
Cartão de visita retangular spa sofisticado neutro (2)
A ABEMI realizou no início de dezembro um webinar dedicado a analisar os principais impactos da Reforma Tributária...
ABEMI apoia Pacto Brasil pela Infraestrutura para dobrar investimentos e impulsionar crescimento até 2030
Cartão de visita retangular spa sofisticado neutro
Onze entidades representativas do setor de infraestrutura e construção lançam, nesta quinta-feira (11/12), o Pacto Brasil pela Infraestrutura,...