Circulo amarelo esq

Presidente da EMAE fala durante evento na ABEMI sobre investimentos em São Paulo

WhatsApp Image 2019 10 24 at 17.09.41 (1)

A Associação Brasileira de Engenharia Industrial (ABEMI) promoveu, no final de outubro, palestra ministrada por Ronaldo S. Camargo, presidente da Empresa Metropolitana de Águas e Energia (EMAE). Durante o evento, Ronaldo destacou que a empresa estatal não é apenas encarregada de controlar o volume de água do Rio Pinheiros, através da Usina Elevatória de Traição. Além desse projeto, a EMAE também administra a Represa de Guarapiranga e a Represa Billings. O portfólio da estatal também está atrelado à geração de energia elétrica na Usina Hidrelétrica Henry Borden.

“Nosso core business é gerar energia, mas somos responsáveis pelas maiores caixas-d’água em regiões metropolitanas no país. A Guarapiranga e a Represa Billings, juntas somam quase um trilhão e duzentos bilhões de litros de água”. De acordo com o executivo, outro ponto importante é o fornecimento de água para a Sabesp. “Abastecemos a região do ABCD e fornecemos contingência para a baixada santista. Além disso, a EMAE é o interruptor de energia quando a Usina de Itaipu tem algum problema”, afirma.

Durante a palestra, Camargo falou sobre a reestruturação da EMAE. De acordo com o presidente, em dezembro de 2018, a nova diretoria foi convidada pelo governador de São Paulo para fazer um choque de gestão. “Todos os planos estratégicos foram revisados para garantir o crescimento”.

Oportunidades setoriais

 A EMAE está investindo em relacionamento com empresas para futuras parcerias. Entre os projetos está a construção de uma termoelétrica. “A obra deve ser concluída em seis anos”. Além disso, Camargo destacou a demanda da Usina Hidrelétrica Edgard de Sousa parada há 10 anos na Aneel. “Faremos uma chamada para os sócios com o objetivo de motorizar 22 megawatts, com um investimento de 250 milhões e queremos 49% da sociedade. Então esse é um grande negócio”.

Outro projeto está relacionado com resíduos sólidos. O governador aprovou a ideia sugerida pela diretoria, que assim como a China, resolveu incinerar o lixo para gerar energia e oportunidade de emprego. Para isso, está desenvolvendo um projeto com a coordenação da Secretaria do Meio Ambiente e Planejamento e com a CETESB. “Essa deverá ser uma novidade para a geração de energia e descarte de lixo no Brasil”, revelou Ronaldo.

 

 

Rio Pinheiros

Durante o evento, o Rio Pinheiros foi um dos temas de destaque. De acordo com o executivo, o Governo de São Paulo, criou uma comissão multidisciplinar com executivos que já participaram de ações para despoluir o Rio Pinheiros. Essa estratégia foi usada para que os erros do passado não acontecessem novamente. Então, a comissão foi constituída por dois diretores da Sabesp, EMAE, CETESB e DAEE.

“Estruturamos o projeto em alguns pilares importantes: tratamento de água e efluentes, coleta do lixo, desassoreamento e comunicação. Precisaremos da expertise das empresas de engenharia para implementar unidades de tratamento intermediárias ao longo da bacia e na aproximação do Rio Pinheiros. Tanto para saneamento quanto para resíduos”.

Camargo também falou sobre a licitação que será realizada em 2020, para fazer em um ano, dois milhões e duzentos mil metros cúbicos de desassoreamento. De acordo com o presidente, o intuito é continuar com os resultados da nova gestão. “Em pouco mais de dois meses, já foram executados 200 mil metros cúbicos de desassoreamento e desaterro. Em um ano, a EMAE conseguiu resultados que em 21 anos não ocorriam”.

Diferentemente do que muitos empresários imaginam, a EMAE não administra apenas as margens do Rio Pinheiros. Ela tem mais de dois milhões e oitocentos mil metros quadrados de imóveis em áreas nobres. A empresa busca parcerias para alguns projetos como a Usina São Paulo, que será um Porto Madero, localizado entre a Cidade Jardim e a Ponte Morumbi, além de quatro passarelas para a CPTM na região, ciclovias, habitação, zeladoria das margens do Rio Pinheiros e polidutos.

Editora Conteúdo/Marciel Oliveira

Compartilhe:

Posts Relacionados

ABEMI reúne diretoria e associados para reunião de planejamento estratégico 2026
URA
A ABEMI realizou, nesta semana, um encontro que sintetiza os pilares que orientam sua atuação: colaboração, visão de...
Representada por Nelson Romano, ABEMI participa de almoço de confraternização da ABIMAQ
1000276364
Nosso presidente, Nelson Romano, participou no início de dezembro, do tradicional Almoço de Confraternização da ABIMAQ/SINDIMAQ, um dos...
ABEMI realiza webinar para discutir seguro-garantia e efetividade
Vermelho Casal Fotos Formato de Coração Fotos Montagem
O Comitê Jurídico da ABEMI realizou, na manhã desta quinta-feira (28), um webinar dedicado a um dos temas...