Circulo amarelo esq

Retrospectiva das iniciativas da ABEMI é positiva e ritmo se manterá em 2019

Depositphotos 48038577 xl 2015

O balanço das atividades da ABEMI em 2018 é muito positivo. Reestruturada e guiada por um novo estatuto social, a entidade modernizou sua comunicação, lançou um novo site e investe na produção de conteúdo relevante para os associados, prospects e o público interessado.

São reportagens produzidas exclusivamente para a Newsletter ABEMI, mais dinamismo nas redes sociais e palestras com especialistas, entre elas destacam-se temas como:

  • Combate à corrupção, com a promotora Luciana Asper y Valdés, em dezembro.
  • Inovação, planejamento estratégico, riscos e desafios da execução – As lições do Titanic, com Pedro C. Ribeiro, da Stratech, em novembro.
  • Oportunidades de negócios entre Brasil e Turquia, com a presidente da butique de financial advisory LBittar Partners, Luciana Bittar, em outubro.
  • A retomada da Usiminas, com Sérgio Leite de Andrade, presidente da empresa, em maio.

Ainda com o objetivo de gerar conteúdo de interesse do setor, a ABEMI firmou uma parceria com o ACLacerda Consultores Associados, que elabora estudos técnicos e análises macroeconômicas trimestrais, apresentando-os presencialmente na sede da associação, e edita duas publicações mensais: Boletim Economia em Foco e Boletim Opinião Econômica.

Um dos destaques do ano foi a conquista de mais quatro associados, totalizando agora 34 empresas:

  • Grupo Snef – De origem francesa, atua nos segmentos hidro, energia, indústria e infraestrutura de transportes.
  • KTY Engenharia – Com mais de 30 anos, atua nos segmentos de petróleo e gás, indústria, energia e infraestrutura.
  • Construtora Tecnibras – Empresa nacional, com 55 anos de mercado e atuação em obras para o setor público e especialista em restauro de construções históricas.
  • JHE – Empresa prestadora de serviços de consultoria em engenharia que desenvolve estudos de viabilidade, projetos, gerenciamento de empreendimentos, concessão de serviços públicos e planejamento da operação.

Segundo o presidente da ABEMI, Nelson Romano, uma das bandeiras mais importantes em 2018 foi a participação nas discussões sobre conteúdo local no segmento de óleo e gás.

“A ABEMI, hoje protagonista efetiva das decisões que envolvem o setor, continuará na defesa de seus interesses, em particular de seus associados, atuando para melhora da competitividade da indústria brasileira através do aprimoramento tecnológico e defesa de uma política industrial não protecionista, mas que leve em conta os interesses da nação como um todo”, afirma Romano.

A oferta de oportunidades de desenvolvimento e aprimoramento de competências foi outra causa prioritária em 2018. Em parceria com a Dynamis Automação e Cursos, a ABEMI facilitou o acesso a cursos de conteúdo relevante, como indústria 4.0 e internet das coisas.

Em 2019, a parceria com a Dynamis continua, e a grade de treinamentos já está disponível. Clique aqui , escolha os temas de sua preferência e programe-se para conquistar mais conhecimento e ampliar suas oportunidades profissionais.

Analisando o desempenho do setor de engenharia industrial, Romano afirma que 2018 foi um ano caracterizado por uma baixa atividade, mas no final apresentou uma inflexão para melhor em diversos segmentos como:

  • Energia – Devido à demanda crescente e aumento da geração isenta de carbono (solar e eólica).
  • Papel e celulose – Voltado à exportação.
  • Infraestrutura – Especialmente em mobilidade urbana.

A expectativa para 2019 é, internamente, de manter o foco em promover o debate de temas importantes para o setor, e externamente, é de tempos melhores. “O nível de emprego parou de se deteriorar, o ambiente macroeconômico voltou a patamares bastante aceitáveis. No ano que se inicia, nossa posição é otimista. A disposição do governo de reduzir o tamanho do estado, de aprofundar o ajuste das contas públicas, mudar de postura nas relações internacionais, além de outras medidas liberalizantes, deve abrir uma janela de oportunidade para o país voltar a crescer e gerar empregos”, conclui Romano.

Editora Conteúdo/Abgail Cardoso

Share:

Related Posts

ABEMI e ABAT promovem debate sobre Reforma Tributária
Img 20250625 wa0037
No dia 24 de junho, a ABEMI realizou o evento online “Reforma Tributária: Impactos e Adequações”, reunindo especialistas...
ABEMI presente no lançamento do Anuário do Petróleo 2025 da Firjan
Img 20250610 wa0083
O presidente da ABEMI, Nelson Romano, participou no início de junho do lançamento do Anuário do Petróleo 2025,...
Nelson Romano, presidente da ABEMI participa de evento dos 70 anos do Sinaval
Img8654 (1)
No final de maio, o presidente da ABEMI – Associação Brasileira de Engenharia Industrial , Nelson Romano, participou...