Circulo Amarelo Esq

ABEMI realiza palestra sobre os benefícios e funcionamento do CII

1

A ABEMI promoveu uma palestra sobre o Construction Industry Institute (CII), que abordou seus benefícios e funcionamento. O evento foi conduzido por Carlos Caldas, Professor de Gerenciamento de Projetos e Engenharia de Construção na University of Texas, em Austin.

Durante a palestra, Caldas destacou a importância do CII em meio aos desafios enfrentados pela indústria da construção, especialmente com grandes empreendimentos industriais em vista para os próximos dois anos, sobretudo impulsionados por grandes demandantes como a Petrobras.

Um ponto-chave discutido foi a relevância das práticas do CII na otimização das relações entre projetistas, executores, fornecedores e clientes. Caldas ressaltou que, mesmo para técnicos, especialmente aqueles voltados para Advanced Work Packaging (AWP), as ferramentas e abordagens do CII podem oferecer benefícios substanciais.

Carlos Caldas também enfatizou a evolução do CII ao longo dos 40 anos de atividades, desde sua fundação até se tornar um dos principais fóruns globais para a indústria da construção. Ele detalhou o modelo de pesquisa aplicada do CII, que envolve uma colaboração entre proprietários, empresas construtoras, acadêmicos e fornecedores para identificar problemas, oportunidades e desenvolver soluções práticas.

Implementação efetiva

A palestra também abordou as melhores práticas do CII, destacando a importância de sua implementação efetiva para gerar resultados tangíveis em projetos de construção e montagem industrial. Caldas mencionou os diversos setores abrangidos pelo CII, desde energia até infraestrutura, e a relevância das práticas em áreas como segurança, produtividade, planejamento e controle.

3

Por fim, Caldas compartilhou insights sobre o funcionamento interno do CII, incluindo seu processo de pesquisa, desenvolvimento e disseminação de conhecimento. Ele ressaltou o valor da participação das empresas membros, tanto no financiamento quanto na contribuição de recursos humanos para as atividades do instituto.

Em resumo, a palestra ofereceu uma visão abrangente sobre o CII e suas práticas, destacando seu papel crucial na melhoria do desempenho e eficiência na engenharia industrial, além de evidenciar as oportunidades de colaboração e aprendizado que o instituto proporciona para empresas e profissionais do setor.

2

Sobre o CII

CII se refere ao Construction Industry Institute (Instituto da Indústria da Construção), uma organização de pesquisa e desenvolvimento com sede na Universidade do Texas em Austin. O CII é um consórcio de mais de 120 empresas líderes, empresas de engenharia e prestadores de serviços dos setores público e privado. Eles colaboram para criar e impulsionar ferramentas e soluções inovadoras para melhorar a segurança, a tecnologia, os custos e a previsibilidade do cronograma em todos os setores de portfólios de projetos dos membros. É uma plataforma importante para a indústria de projetos de capital.

A ABEMI assinou um acordo de filiação com o CII, no final de 2020, que até hoje está apresentando ótimos resultados e um feedback bastante positivo por parte das empresas participantes. Quer saber mais? Acesse nosso material sobre o tema: abemi.org.br/cii.http://abemi.org.br/cii

Share:

Related Posts

Jornada ESG: Compromisso rumo a um futuro sustentável na Engenharia Industrial
Abemi Jornada Esg 62
A Associação Brasileira de Engenharia Industrial (ABEMI) realizou a Jornada ESG em 26 de março, um evento que...
ABEMI e KOMEA firmam parceria estratégica no setor offshore
Blue White Futuristic Simple Photo Artificial Intelligence Youtube Thumbnail (33.866 X 29 Cm) (33.866 X 29 Cm)
A Associação Brasileira de Engenharia Industrial (ABEMI) anuncia a assinatura de um acordo de parceria estratégica com a...
Desafios e oportunidades na transição energética: um panorama global
Blue White Futuristic Simple Photo Artificial Intelligence Youtube Thumbnail (33.866 X 29 Cm) (42 X 29 Cm) (5079 X 3425 Px) (2)
A transição energética é um processo complexo e desafiador, mas é essencial para enfrentar as mudanças climáticas e...