Circulo Amarelo Esq

Em busca de oportunidades para as empresas associadas, ABEMI firma novas parcerias

407b7882 4f95 4ef1 B53b E9529c74198e

Sempre atenta na busca de oportunidades para as empresas associadas, a ABEMI acaba de negociar mais duas parcerias com ótimo potencial de benefícios. Uma delas foi firmada com o escritório Menndel & Associados, de Brasília, especializado em Direito Tributário, com grande experiência em advogar para entidades de classe.

A partir da assinatura do contrato, prevista para 7 de dezembro, em uma semana, o escritório dará entrada na Justiça em ações coletivas em nome da ABEMI, que beneficiarão todas as empresas associadas. O escritório vai propor medidas judiciais e administrativas para recuperação de impostos pagos indevidamente com base em cinco teses apoiadas na decisão do Supremo Tribunal Federal que declarou que o ICMS não é faturamento da empresa, sendo mera receita de transição, que pertence aos Estados.

“A partir desse julgamento, o ICMS deve ser excluído da base de cálculo do PIS e da Cofins, abrindo a possibilidade de judicializar demandas, com o intuito de ser declarada a possibilidade de excluir outros tributos da base de cálculo dessas contribuições”, explica Dr. Menndel Macedo.

“Por meio da parceria, os serviços do escritório serão prestados no regime “ad exitum”, ou seja, os honorários somente serão pagos quando houver sucesso da demanda”, destaca o diretor-executivo da ABEMI, Matias Fernandez. “Iremos propor as medidas judiciais e informar a todos os associados sobre os avanços, bem como oportunizar aos associados uma análise e apuração 100% gratuita para verificação de possíveis créditos tributários”, complementa Dr. Menndel, que afirma ter expectativa de bons resultados em favor da associação.

No caso de processos judiciais, eles tendem a ter uma duração média de 3 a 5 anos, beneficiando todos os associados. Já nas demandas administrativas, os possíveis créditos desvendados podem ser utilizados no prazo de um mês.

Saúde financeira e instrumentos de crédito

Focada em auxiliar na recuperação financeira e na viabilização dos melhores instrumentos de crédito, a Zeus Tecnologia & Inovação é outra nova parceira da ABEMI. A empresa busca mecanismos que melhorem as chances de conseguir financiamentos para a execução de projetos ou para investimentos em modernização. Atua também na recuperação da saúde financeira. “Essa parceria pode ajudar empresas que passam por dificuldades financeiras a sobreviver e se fortalecer novamente”, diz Matias.

Segundo Adilson Bezerra, a Zeus desenvolveu uma metodologia de reestruturação operacional e financeira num modelo de longo prazo, elaborando uma análise mensal detalhada da operação. “Esse modelo permite determinar exatamente os pontos que necessitam de adaptações para que a empresa volte a gerar caixa, reestruture o seu endividamento e posicione-se estrategicamente para os desafios de longo prazo”, diz Adilson. Ele explica que a equipe é formada por profissionais das áreas fiscal, de engenharia e jurídica.

A empresa realiza ainda consultoria e elaboração de projetos para captação de financiamento junto a instituições financeiras com as melhores taxas. Outro serviço interessante é a antecipação de recebíveis, que permite realizar novos investimentos, pagar custos de obras, amortizar dívidas, aumentar nível de liquidez, diversificar as fontes de recurso, dentre outras oportunidades.

A Zeus prepara toda a documentação necessária para a securitização de recebíveis nos melhores fundos nacionais associados, buscando as melhores taxas. “Lembramos que o estudo e viabilização do financiamento não têm custos para as associadas, somente no sucesso é cobrada uma taxa sobre o valor”, destaca Matias.

Parcerias continuam em vigor

Além do escritório Menndel & Associados e da Zeus, a ABEMI mantém, desde 2019, outras parcerias, todas muito alinhadas com desafios enfrentados pelas associadas. “Conheça e aproveite essas parcerias que podem ajudar sua empresa. Em 2022, queremos ampliar ainda mais esse programa de benefícios, buscando e selecionando oportunidades que ajudem na eficiência, qualidade e competitividade das empresas associadas”, afirma Matias Fernandez.

Trace InternationalAs empresas associadas e indicadas por elas (ABEMI Network) têm condições diferenciadas de preço para a certificação de compliance, uma importante vantagem competitiva nos mercados de infraestrutura, comercial, industrial e de edificações. O processo é online, por isso mais barato e eficiente. A Trace Internacional é uma entidade sem fins lucrativos para due diligence e certificação em compliance, que atende às exigências do US Department of Justice (DOJ), às normas anticorrupção do Foreign Corrupt Practices Act (FCPA) da Justiça americana e às regras e legislações de compliance britânicas e da Comunidade Europeia.

 Lean Institute BrasilA metodologia do Lean Institute atua na otimização de processos e eliminação de desperdícios, com economias que podem chegar a 40%. Trata-se de uma ferramenta poderosa, principalmente no cenário econômico atual, de elevada competitividade, que está exigindo das empresas do setor desempenho de excelência operacional em patamares de eficiência e redução de desperdícios em nível nunca visto no país. O trabalho de otimização de processos pode ser realizado em todas as fases dos empreendimentos, desde a engenharia, planejamento e gestão até suprimentos, construção, montagem, condicionamento e start-up.

Beenoculus TecnologiaEssa startup brasileira oferece um catálogo unificado de cursos imersivos em realidade virtual para capacitação profissional da mão de obra das associadas da ABEMI e empresas do setor no âmbito do projeto QualiPro 4.0. A Beenoculus é líder na América Latina no desenvolvimento de inovadoras tecnologias de realidade virtual e aumentada com foco em capacitação técnica e profissional. Suas soluções permitem reduzir em até seis vezes o tempo de capacitação profissional em relação aos métodos tradicionais.

Profits ConsultingEmpresa nativa da COPPE-UFRJ, é especializada em gestão de documentos e informações em ambientes de engenharia. Seu sistema E-CLIC permite o gerenciamento de documentos e informações de uma forma prática, inovadora e mais eficiente, dentre outros benefícios, a partir da centralização dos documentos/informações e da colaboração de todos os grupos de profissionais, através de fluxos de trabalho configuráveis.

Otimizando OportunidadesEssa plataforma digital nasceu da experiência de executivos da área de suprimentos de grandes corporações e da necessidade de obter bons processos e de forma organizada. Trata-se de uma ferramenta online robusta e segura, focada em suprimentos para projetos, engenharia, construção e montagens. Possibilita realizar cotações online de serviços e produtos, envolvendo uma rede de milhares de fornecedores cadastrados. O sistema permite detalhar cotações no nível do projeto executivo, automatiza as planilhas e facilita a análise e tomada de decisão. Os associados da ABEMI podem usar a ferramenta gratuitamente.

Para saber mais sobre como aproveitar esses benefícios, entre em contato com a secretaria da ABEMI (abemi@abemi.org.br).

 

Editora Conteúdo

Share:

Related Posts

Jornada ESG: Compromisso rumo a um futuro sustentável na Engenharia Industrial
Abemi Jornada Esg 62
A Associação Brasileira de Engenharia Industrial (ABEMI) realizou a Jornada ESG em 26 de março, um evento que...
ABEMI realiza palestra sobre os benefícios e funcionamento do CII
1
A ABEMI promoveu uma palestra sobre o Construction Industry Institute (CII), que abordou seus benefícios e funcionamento. O...
ABEMI e KOMEA firmam parceria estratégica no setor offshore
Blue White Futuristic Simple Photo Artificial Intelligence Youtube Thumbnail (33.866 X 29 Cm) (33.866 X 29 Cm)
A Associação Brasileira de Engenharia Industrial (ABEMI) anuncia a assinatura de um acordo de parceria estratégica com a...