Circulo amarelo esq

Plataforma Lumen WEB, da Snef, facilita entrada das empresas na indústria 4.0

Lumen Large

Avançar rapidamente na transformação digital é um dos maiores desafios em vários setores. De olho nessa necessidade, o Grupo Snef desenvolveu a Lumen WEB Plataform, uma plataforma colaborativa, intuitiva e amigável, capaz de inserir empresas de variados níveis tecnológicos na corrida da indústria 4.0.

“Existem empresas mais avançadas e outras defasadas, que recém entraram na fase da automação. Um dos diferenciais da plataforma Lúmen é conseguir atender companhias de diferentes níveis tecnológicos, sendo necessário basicamente integrar os equipamentos e os sistemas de gestão à internet das coisas”, explica o gerente de negócios do Grupo Snef, Vladimir Proença.

Reunindo conceitos como IoT, edge, inteligência artificial, big data, computação em nuvem, manufatura aditiva, learning machine, a plataforma 4.0 Lúmen é online, mas também pode funcionar durante algum tempo sem conectividade à internet, caso ocorra alguma falha nessa conexão. “Não conhecemos outra plataforma com a abrangência da Lúmen, que está sendo usada num programa do SENAI de Minas Gerais, numa parceria com o Sebrae, e numa grande empresa de bebidas, cuja estimativa é obter uma redução de R$ 3 milhões nos custos de manutenção em suas 42 plantas industriais”, diz Vladimir.

Usuários ilimitados

Entre os diferenciais da plataforma, ele cita o acesso à documentação existente sobre os equipamentos no ponto exato em que o profissional está visualizando uma anomalia ou oportunidade de melhoria. Caso ele consulte um especialista, por exemplo, ambos estarão visualizando a mesma imagem em 3D, e as conversas e ações recomendadas ficarão registradas para que todos os usuários da plataforma tenham acesso. As conversas em vídeo e áudio são convertidas em texto.

Outro destaque é o sistema de cobrança software as a service, baseado em número de tags (pontos de leitura) com uma política de preço que favorece a ampliação dos pontos de leitura. “O número de usuários é ilimitado, quem define quem tem acesso à plataforma é o cliente, de acordo com sua política”, conclui Vladimir.

Editora Conteúdo/Abgail Cardoso

Share:

Related Posts

ABEMI debate COP 30, transição energética e ESG em evento com lançamento de e-book
1000281241
A Associação Brasileira de Engenharia Industrial (ABEMI) promoveu, em São Paulo, um encontro para discutir os desdobramentos da...
Webinar da ABEMI reúne especialistas para esclarecer pontos da Reforma Tributária da Renda
Cartão de visita retangular spa sofisticado neutro (2)
A ABEMI realizou no início de dezembro um webinar dedicado a analisar os principais impactos da Reforma Tributária...
ABEMI apoia Pacto Brasil pela Infraestrutura para dobrar investimentos e impulsionar crescimento até 2030
Cartão de visita retangular spa sofisticado neutro
Onze entidades representativas do setor de infraestrutura e construção lançam, nesta quinta-feira (11/12), o Pacto Brasil pela Infraestrutura,...