Circulo amarelo esq

ProEC 4.0 desenvolvido em parceria com a ABEMI é constituído oficialmente

IMG 20211124 WA0040

No dia 24 de novembro foi realizada na sede da ABEMI (Associação Brasileira de Engenharia), em São Paulo, a Assembleia de Constituição do Instituto ProEC 4.0 (Programa Brasileiro de Engenharia e Construção 4.0), uma instituição de ciência e tecnologia, de caráter privado e sem fins lucrativos, que habilita a existência e operação do Núcleo de Engenharia e Construção de Sorocaba (NECSOR).

Esta entidade tem como participantes as entidades ABEMI, o Instituto de Engenharia (IE) e o Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada – Infraestrutura (SINICON). E para comandar este projeto foram eleitos como presidente Gabriel Aidar Abouchar (ABEMI), vice-presidente Cláudio Medeiros Neto Ribeiro (SINICON) e como conselheiro Paulo Ferreira (IE).

Na ocasião, foi abordado a importância  do ProEC 4.0 no sentido de estimular, fomentar e prover pesquisas e desenvolvimentos de inovações tecnológicas para as atividades do setor de engenharia e construção;além de disseminar a produção e transferência de conhecimento tecnológico. Desta forma, destaca Abouchar, “o Brasil tem todas as condições de voltar a ser referência e liderança global na atividade de engenharia industrial e construção pesada. O país e as empresas brasileiras de engenharia e construção precisam implementar iniciativas como esta para acompanhar ou superar as ações de outros países e empresas. As empresas que não inovarem e não aderirem à tecnologia ficarão obsoletas”.

ProEC 4.0 – visão estratégica

O Programa surgiu das ações do Grupo de Trabalho de Inovação e Tecnologia da ABEMI, coordenado pelo diretor de Relações Institucionais, Telmo Ghiorzi, e pelo conselheiro Newton Freire, que observaram no ProEC 4.0 e, por conseguinte, o NECSOR, “como elementos insubstituíveis da trajetória de transformação digital do setor brasileiro de engenharia industrial e construção pesada”, afirma Ghiorzi

“O estatuto foi construído de forma que o Núcleo possa receber recursos e financiamento de associações e de empresas privadas, por meio da Lei do Bem, que permite que parte dos impostos das empresas seja direcionada para iniciativas de ciência e tecnologia. Pode receber, também, recursos do Finep e BNDES. É um estatuto robusto, mas flexível”, destaca Ghiorzi, que é engenheiro e doutor em políticas públicas.

Já o presidente do Instituto de Engenharia, Paulo Ferreira, afirma que a união das entidades que compõe o ProEC “trará uma nova era para as grandes obras realizadas no país. Vamos gerar empregos e ganhar visibilidade, inclusive no cenário internacional”.

Share:

Related Posts

ABEMI debate COP 30, transição energética e ESG em evento com lançamento de e-book
1000281241
A Associação Brasileira de Engenharia Industrial (ABEMI) promoveu, em São Paulo, um encontro para discutir os desdobramentos da...
Webinar da ABEMI reúne especialistas para esclarecer pontos da Reforma Tributária da Renda
Cartão de visita retangular spa sofisticado neutro (2)
A ABEMI realizou no início de dezembro um webinar dedicado a analisar os principais impactos da Reforma Tributária...
ABEMI apoia Pacto Brasil pela Infraestrutura para dobrar investimentos e impulsionar crescimento até 2030
Cartão de visita retangular spa sofisticado neutro
Onze entidades representativas do setor de infraestrutura e construção lançam, nesta quinta-feira (11/12), o Pacto Brasil pela Infraestrutura,...